Home / ENTRETENIMENTO / Pixinguinha é homenageado pelo Google com doodle

Pixinguinha é homenageado pelo Google com doodle

Um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, o carioca Alfredo da Rocha Vianna Filho foi homenageado hoje pelo Google na página inicial do site

Reprodução/Google.com

Doodle em homenagem a Pixinguinha criado pelo Google
Pixinguinha nasceu em 23 de abril de 1897 no bairro de Piedade, na zona norte do Rio

São Paulo – Um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, o carioca Alfredo da Rocha Vianna Filho foi homenageado hoje pelo Google. Mais conhecido como Pixinguinha, ele virou tema do doodle que estampa a página inicial do site de busca.

Pixinguinha nasceu em 23 de abril de 1897 no bairro de Piedade, na zona norte do Rio. “A rua não posso precisar. O número da casa nimguém sabe ao certo. Só vendo o registro de batismo feito na Igreja de Santana”, afirmou ele em depoimento ao Museu da Imagem e do Som.

De acordo com o relato do músico, o apelido Pixinguinha derivaria de Pizindim – nome pelo qual a avó o chamava na infância e que, num dialeto africano, significaria “menino bom”.

Composições

Entre as principais composições do flautista e saxofonista, estão os choros “Carinhoso” e “Lamento” e a valsa “Rosa”. As duas primeiras músicas foram lançadas em 1928, enquanto a última saiu em 1917.

Pixinguinha morreu no Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 1973. Por seu papel fundamental na consolidação do gênero musical, na data de hoje é comemorado desde o ano 2000 o Dia Nacional do Choro.

 

Fonte: Exame.com.br

Sobre Hudson Almeida

Veja Também

ALERTA: Golpe com marca de perfumes no WhatsApp faz 40 mil vítimas em um dia

Mais de 40 mil pessoas foram afetadas, em apenas um dia, por um golpe que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.