google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / HI-TECH / John Venn, criador dos diagramas de conjuntos, é tema de Doodle do Google

John Venn, criador dos diagramas de conjuntos, é tema de Doodle do Google

O matemático e filósofo John Venn, criador dos famosos diagramas para ilustrar operações de conjuntos, é o tema do Doodle do Google nesta segunda-feira (4). O gigante de buscas fez uma homenagem em razão do que seria o seu 180º aniversário. Na página inicial do Google, é possível brincar com elementos de diferentes conjuntos, ilustrando operações de interseção entre dois assuntos.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Doodle do Google de John Venn (Foto: Reprodução/Google)
Doodle do Google de John Venn (Foto: Reprodução/Google)

Como usar o Doodle de John Venn

A ideia do Doodle do Google em homenagem a John Venn é simples. Ao acessar a página inicial, um botão de “play” sugere o início da brincadeira. Ao acioná-lo, dois círculos ilustrando grupos distintos são exibidos, em cores diferentes. No primeiro, são mostradas cinco opções de elementos, um deles deve ser escolhido. Ao fazer isso, o segundo grupo sugere mais cinco opções – escolha outro elemento.

Feitas as escolhas nos grupos, a proposta do doodle é unir os assuntos. Sendo assim, os grupos Transporte e Com Asas, usados no exemplo, mostram uma interseção entre os dois temas: um avião.

Tela inicial do Doodle do Google de John Venn (Foto: Reprodução/Google)
Tela inicial do Doodle do Google de John Venn (Foto: Reprodução/Google)

Há diversos assuntos, como música, vegetação, mítico e etc. Vale gastar alguns minutos se divertindo. Depois de encontrar uma mistura, é possível compartilhar no Twitter, no Google+ ou no Facebook.

Vitral de John Venn na Gonville and Caius College (Foto: Reprodução/Wikipédia/CC )
Vitral de John Venn na Gonville and Caius College (Foto: Reprodução/Wikipédia/CC )

História de John Venn

O matemático John Venn nasceu no dia 4 de agosto, de 1834, na Inglaterra. Aos três anos, Venn ficou órfão de mãe. John Venn só foi para a escola aos 19 anos, quando ingressou em Cambridge. Lá se formou em matemática, porém decidiu seguir a vocação familiar e se tornou sacerdote anglicano no ano de 1859.

O matemático foi aluno da Gonville and Caius College, uma faculdade da Universidade de Cambridge em Cambridge, na Inglaterra. No campus, um dos vitrais foi feito em homenagem a Venn, com diagramas de conjuntos.

Passeios do Street View: conheça a série de aventuras do Google Maps

Em 1862, John Venn voltou para a Universidade de Cambridge como professor de Ciência Moral, estudando e ensinando Lógica e a Teoria da Probabilidade. 

Seis anos depois, ele se casou com Susanna Carnegie, com quem tem seu filho, John Archibald Venn.  

Devido a incompatibilidades filosóficas, em 1883 Venn se demitiu do clero. Neste mesmo ano, o matemático foi eleito membro da Sociedade Real e premiado em Cambrigde. Aos 88 anos, em 4 de abril de 1923, o matemático faleceu. 

Matemático John Venn (Foto: Reprodução/Wikipédia/CC)
Matemático John Venn (Foto: Reprodução/Wikipédia/CC)

Diagrama de Venn

O matemático John Venn desenvolveu os diagramas que levam o seu nome no século XIX, ampliando o que já havia sido desenvolvido por Leibniz e Euler. O diagrama de Venn foi publicado pela primeira vez na “Philosophical Magazine and Journal of Science“, no artigo “Da representação mecânica e diagramática de proposições e raciocínios”. 

Qual o melhor Doodle do Google? Comente e opine no Fórum do TechTudo. 

Desde a década de 1960, os diagramas de Venn foram introduzidos no ensino escolar de matemática, na aprendizagem da teoria dos conjuntos e de funções, como parte do movimento da Matemática Moderna.

Como foi feito o Doodle de hoje

O Google divulgou também detalhes de como foi o processo de criação do Doodle de John Venn. Um passo a passo, desde os primeiros rabiscos até o resultado final, está disponível no site google.com/doodles/john-venns-180th-birthday.

Os doodlers – designers de doodles do Google – decidiram criar “jogo”, com caráter infantil, pelo diagrama de Venn ser muito popular nas escolas. Segundo Mike Dutton, eles queriam algo que as crianças achassem divertido e educativo.

Rabiscos para o Doodle do Google de John Venn (Foto: Reprodução/Google)
Rabiscos para o Doodle do Google de John Venn (Foto: Reprodução/Google)

Veja Também

WhatsApp ganha recurso para editar mensagem em nova atualização

Ferramenta começou a ser liberada globalmente a partir desta segunda-feira (22). O WhatsApp ganhou um ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: