google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / PARAÍBA / Chuvas na Paraíba fazem Defesa Civil Nacional emitir alerta de alto risco

Chuvas na Paraíba fazem Defesa Civil Nacional emitir alerta de alto risco

Aviso redobra cuidados da Defesa Civil da capital, diz coordenador.

Em três dias choveu quase o dobro do previsto para o mês, diz Aesa.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) emitiu um alerta considerando a área de João Pessoa como de alto risco para registro de deslizamentos e inundações nas próximas horas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da capital paraibana, Noé Estrela, a informação foi repassada no final da noite de segunda-feira (8).

Noé Estrela explicou que o órgão nacional ligado ao Ministério da Integração tem um centro de monitoramento do tempo permanente que indica o deslocamento das massas de ar. “A partir desse trabalho de acompanhamento é que eles indicam quando devem alertar as coordenadorias de Defesa Civil locais. Pode ser que essa massa de ar que aponte o alto risco se dissipe no Litoral, pode ser que se transforme em mais chuva. Por isso é um alerta”, explicou.

A partir desse aviso, a Defesa Civil de João Pessoa acionou todos os órgãos da Prefeitura da capital paraibana para o caso de eventuais desastres. Apesar do alerta, a Defesa Civil da capital informou, na manhã desta terça-feira (9), que nenhuma ocorrência de destaque havia sido registrada. Os casos notificados até o início desta terça eram de alagamentos em ruas, causados por bueiros entupidos, e áreas dos bairros de Mandacaru e Altiplano onde as águas tinham invadido casas.

Conforme a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), do sábado (6) até a tarde de segunda-feira (8) havia chovido cerca de 122 milímetros em João Pessoa, quase o dobro dos 67 mm que a agência previa para este mês na capital. A meteorologista Marle Bandeira ressalta que as chuvas registradas nos primeiros dias do mês no estado são reflexo do deslocamento de umidade vinda do Oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste.

Veja Também

João Pessoa tem mais de 100 vagas de emprego disponíveis

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (26), ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: