google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / ENTRETENIMENTO / Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza concerto com maestro e solista convidados

Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza concerto com maestro e solista convidados

Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza concerto com maestro e solista convidados

A Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto nesta quinta-feira (30), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A quarta apresentação oficial da temporada 2014 terá como regente o maestro convidado Leandro Gazineo e contará com Ronedilk Dantas como solista, tocando violino e viola. A entrada é gratuita.

No concerto desta semana, a Orquestra Sinfônica apresenta obras de três grandes gênios da música universal: Beethoven, Wagner e Bartók. Cada um deles deixou a sua marca na arte dos sons e, de algum modo, há grande influência e admiração entre eles.

A apresentação será aberta com uma obra de Richard Wagner, que dedicou a sua vida a escrever óperas. Sua composição “Os Mestres Cantores de Nuremberg” sofreu muito com a crítica, mas ganhou o gosto popular e se tornou a ópera mais famosa e apresentada deste alemão que revolucionou o teatro cantado. Sua grande inspiração vem dos contos da mitologia alemã.

Em seguida, o público poderá ouvir o “Concerto para Viola e Orquestra”, de Bartók.  A composição foi iniciada em vida por encomenda do violista e professor William Primrose e concluída após a morte de Bartók pelo seu aluno Tibor Serly. O primeiro movimento é em forma sonata de ritmo moderado, com três temas distintos.  O segundo tem temática religiosa e o último, como sempre, faz alusão às danças e a música popular de sua terra natal, a Hungria.

Para fechar a noite, a peça escolhida é a “5ª Sinfonia”, de Beethoven, um marco na história da música sinfônica. O autor lutou muito na elaboração desta sinfonia, o que foi demonstrado em dezenas de cadernos com inúmeros esboços. Esta obra tem sido interpretada como projeção de sua vida: “Lutarei com o destino: ele não há de vencer-me”. Esta luta está simbolizada com a mudança do tom menor para o maior no movimento final.

“A OSPB vem, gradativamente, a cada concerto, num crescendo musical, onde todos nós ganhamos culturalmente. A Paraíba, o privilégio de ter um grupo respeitado em todo o Brasil, os músicos em crescimento artístico e musical, e os ouvintes amantes da música em apreciar sempre grandes obras ao vivo, numa bela e nova Sala de Concertos”, disse o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, maestro Luiz Carlos Durier.

Serviço:

4º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Regente convidado: Maestro Leandro Gazineo

Solista: Ronedilk Dantas (violino e viola)

Data: 30 de outubro (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concerto Maestro José Siqueira

Entrada: gratuita

Veja Também

Justiça autoriza Alexandre Correa a visitar filho com Ana Hickmann, por meio de terceiros

Ana Hickmann e Alexandre Correa — Foto: Divulgação O empresário Alexandre Correa, que está em processo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: