google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / HI-TECH / HI-TECH: Lumia 730 ou Novo Moto G? Confira o comparativo de celular da semana

HI-TECH: Lumia 730 ou Novo Moto G? Confira o comparativo de celular da semana

O comparativo de celular desta semana coloca frente a frente os intermediários de Microsoft e Motorola:Lumia 730 e o novo Moto G. Os aparelhos são mais baratos e equipados com especificações de hardware razoáveis. Mas qual opção é a melhor para comprar? Confira a análise e veja qual smart ganha o combate.

Moto G e Moto X travando? Confira como resolver o problema dos smarts

Comparativo entre Lumia 730 e Novo Moto G (Foto: Arte/TechTudo)
Comparativo entre Lumia 730 e Novo Moto G (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Empate

Um dos pontos mais importantes da comparação tem um empate. A performance dos dois aparelhos é bem parecida, já que ambos têm processador e memória RAM: Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz e 1 GB, respectivamente. As pequenas diferenças são equilibradas: no quesito armazenamento interno, o Moto G tem versão para 8 ou 16 GB, enquanto o Lumia 730 possui apenas 8 GB. Enquanto o Lumia tem capacidade para cartões de memória maior, com 128 GB, contra 32 GB e NFC. Entretanto, não são pontos relevantes para dar uma melhor performance para um deles.

Bateria: Lumia 730

A bateria do Lumia 730 é superior a do Moto G. Com 2.200 mAh, ela aguenta até 17 horas de conversação em rede 3G, ainda mais acompanhado de uma tela menor. O Moto G conta com somente 2.070 mAh. Como eles têm hardware muito semelhante, a capacidade maior da bateria do aparelho da Microsoft e display menor, que ajuda no consumo, acabam fazendo diferença no dia a dia.

Lumia-730-home (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
A bateria do Lumia 730 é superior a do Moto G (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Tela: Empate

O Lumia 730 e o Moto G têm a mesma resolução de display: 1280 x 720 pixels. Porém, os displays têm diferenças de tamanho: o aparelho da Microsoft é menor, com somente 4,7 polegadas, e o seu rival tem 5 polegadas. Par quem gosta de telas maiores, o Moto G é a melhor opção.

No entanto, a pequena diferença fica por conta da densidade de pixels por polegada: vantagem do Lumia com 316 ppi, contra 294 ppi do Moto G. No entanto, a olho nu, essa variável não é tão visível, o que não diferencia substancialmente a qualidade de ambos. Os dois dispositivos tem a proteção do Gorilla Glass 3 para resistência e 16 milhões de cores.

Dimensões: Lumia 730

Além de ter uma tela menor, o Lumia 730 também é mais compacto, tendo vantagem em todas as dimensões: 134,7 x 68,5 x 8,7 mm, com 130 g de peso. Mais robusto e pesado, o Moto G tem 141,5 x 70,7 x 11 mm e 149 g. Por isso, para quem busca um smart mais “portátil”, com tamanho menor e mais leve, o Lumia é a melhor opção.

Design: Moto G

O Lumia tam um design quadrado, característico do Lumia, o que pode dificultar o uso no dia a dia. Já o corpo arredondado do novo Moto G permite melhor estabilidade e encaixe nas mãos. O Lumia oferece as cores laranja, verde, preto e branco, com opções mais vibrantes. Já o Moto G tem versões em preto, branco e turquesa. A Motorola deve disponibilizar ainda novas cores para a substituição da tampa traseira, como aconteceu para o antigo Moto G. Dessa forma, o usuário poderá escolher entre mais tonalidades. Dessa forma, o quesito personalização é maior.

Moto G tem câmera de 8 megapixels e capinhas coloridas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Moto G tem câmera de 8 megapixels e capinhas coloridas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))
Moto G terá capinhas coloridas além das versões em preto, branco e turquesa (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Câmeras: Lumia 730

O Moto G tem 8 megapixels na traseira e apenas 2 na frontal, enquanto o Lumia 730 conta com 6,7 na principal e 5 na da frente. No entanto, a qualidade de lente Carl Zeiss aplicada nos dispositivos Lumia são superiores tanto na abertura de lente quando na obtenção de luz, refletindo em fotos melhores, independente dos megapixels. Além disso, uma câmera frontal com melhor qualidade ajuda no registro dos populares selfies, o que faz bastante diferença.

Lumia 730 e 735 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
Lumia 730 oferece câmera com lente Carl Zeiss (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Geomarcação, detector de rostos e panorâmica estão presentes nos dois. A gravação de vídeos também, mas com vantagem do Lumia que filma em 1080p, contra 720p do novo Moto G.

Sistema operacional: Moto G

O Windows Phone vem evoluindo bastante, mas ainda não oferece o mesmo número de recursos, possibilidades de personalização e, principalmente, de aplicativos do Android. Por isso, o Moto G, com Android 4.4.4 (Kit Kat), leva vantagem sobre o Lumia 730, que carrega o WP 8.1, em termos de sistema operacional.

moto-g-destaque1 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Moto G leva vantagem em sistema operacional (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Os dois sistemas têm pontos fortes e fracos, e a decisão é bastante pessoal no caso desta escolha. Entretanto, no geral, o Android é uma plataforma mais solidificada do que o Windows Phone.

Preço e disponibilidade: Moto G

O Lumia 730 acabou de ser lançado, então ainda tem um disponibilidade menor. Além disso, tem um preço sugerido de R$ 699, enquanto o Moto G pode ser encontrado por cerca de R$ 660. O novo Moto G também é amplamente encontrado nas lojas e operadoras.

Novo Moto G (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Novo Moto G tem 8 megapixels na câmera traseira (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Conclusão: Empate

Tanto o Moto G quanto o Lumia 730 têm hardware semelhante e com funcionamento intermediário.  Em todos os aspectos a escolha do usuário acabará sendo guiada pela preferência do design e pela própria plataforma. De resto, não é possível diferenciá-los tanto assim.

Com desempenho e tela semelhante, os demais quesitos dão vantagens para ambos: o Lumia 730 com as lentes Carl Zeiss na câmera e o Moto G com melhor preço e disponibilidade. Vale conferir pessoalmente para escolher ao certo qual aparelho selecionar. Ambos apresentam boas opções de conectividade, além do preço baixo no mercado brasileiro.

Tabela com as configurações do Novo Moto G e Lumia 730 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do Lumia 730 e Novo Moto G (Foto: Arte/TechTudo)

Veja Também

WhatsApp Web cai e deixa usuários na mão em todo o Brasil

Entre as reclamações, usuários apontam atraso no envio ou recebimento de áudios, fotos e mensagens ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: