Home / PARAÍBA / Ricardo entrega reforma do Centro de Artesanato e homenageia economista Júlio Rafael

Ricardo entrega reforma do Centro de Artesanato e homenageia economista Júlio Rafael

Ricardo entrega reforma do Centro de Artesanato e homenageia economista Júlio Rafael

O governador Ricardo Coutinho entregou, nessa terça-feira (25), a reforma e climatização do Centro de Artesanato de Tambaú, que na ocasião foi denominado de Centro de Artesanato Júlio Rafael. O espaço recebeu investimentos de mais de R$ 131 mil, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). O Centro abriga 21 artesãs que comercializam suas produções em um local confortável e climatizado.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que o Estado presta uma homenagem a Júlio Rafael. “Resolvemos lembrar, nesta data em que ele completaria 60 anos de vida, a sua existência denominando um espaço de turismo, artesanato e empreendedorismo que foram coisas que Júlio estimulou bastante em sua passagem pelo Sebrae”, enfatizou Ricardo.

A viúva de Júlio Rafael, Ana Adelaide, agradeceu pela homenagem. “Estou muito emocionada com meus filhos, Lucas e Daniel, porque essa homenagem tem uma importância ainda maior já que neste 26 de novembro ele completaria 60 anos. É como digo, os relógios pararam e ele foi antes do tempo”, observou.

Ela acrescentou que o Centro Turístico representa um local que congrega artesanato e turismo que são braços da atuação do Sebrae e que Júlio Rafael era entusiasta do empreendedorismo e do trabalho hábil das artesãs. “Ter o seu nome neste Centro tão tradicional e no bairro em que ele morou na sua juventude é uma grande honra. Seu nome estará registrado na memória da cidade, num lugar especial e que ele tinha muita identidade”, completou Ana Adelaide.

Segundo a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, o Centro Turístico vai proporcionar conforto e um serviço de qualidade aos artesão paraibanos e aos turistas que visitam a Capital paraibana. “O nosso artesão ganha um espaço para vender seus produtos com mais tranquilidade e conforto numa forma de demonstrar a valorização do Governo do Estado para com os artesãos e o artesanato paraibano”, destacou Lu.

A artesã e administradora do Centro Turístico, Marta Suassuna, afirmou que a reforma realizada pela atual gestão trouxe melhorias, tanto para artesãos e turistas, quanto para as vendas. “Agora, o turista chega e tem onde sentar e passa mais tempo em um ambiente aconchegante e climatizado. Foram muitos anos de espera, mas o resultado compensou”, lembrou Marta.

A solenidade contou com as presenças do superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto; do economista Walter Aguiar, amigos e familiares de Júlio Rafael. Júlio Rafael – O ex-superintendente do Sebrae-PB era formado em Economia pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina. Ele foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; vereador de João Pessoa entre janeiro de 1997 e dezembro de 2000.

Júlio assumiu a superintendência do Sebrae Paraíba, em 2007, e foi reeleito para o biênio 2009-2010. Houve uma ampliação dos mandatos do sistema Sebrae para quatro anos e Júlio voltou a se candidatar, se elegendo para o quadriênio 2011-2014, mas faleceu em junho do ano passado.

Redação com Assessoria

Veja Também

País registra saldo de 277 mil novas vagas formais de trabalho, aponta levantamento do Caged

Em maio deste ano, o Brasil registrou um saldo de 277.018 novos empregos formais. Segundo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: