google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / Auto de Natal ¨Jesus Nasceu em Belém¨ será encenado por sessenta idosos em praça pública na cidade de Santa Rita.

Auto de Natal ¨Jesus Nasceu em Belém¨ será encenado por sessenta idosos em praça pública na cidade de Santa Rita.

O Grupo da Melhor Idade “Flores Belas”, da ONG “Pro Dia Nascer Feliz”, encena, nesta sexta-feira (12),

no adro do Santuário Santa Rita de Cássia, em Santa Rita, o Auto de Natal “Jesus Nasceu em Belém”10822372_725208740877521_675171505_n

O Grupo da Melhor Idade “Flores Belas”, da ONG “Pro Dia Nascer Feliz”, encena, nesta sexta-feira (12), no adro do Santuário Santa Rita de Cássia, em Santa Rita, o Auto de Natal “Jesus Nasceu em Belém”. É o nono ano consecutivo de montagem de espetáculo natalino, com elenco formado por pessoas da terceira idade de comunidades ligadas  à Organização Não Governamental Pro Dia Nascer Feliz.

Linda mestra e contra mestra narrarão a historia milenar do nascimento do menino Jesus através das jornadas da lapinha ( folguedo popular). Ao ritmo de ¨Boa noite ao meus senhores todos  e as senhoras que ai estão;  desta lapinha sou a linda mestra e venho a todos vos cumprimentar…” e meu São José dei-me licença para as pastoras passar que nos vinhemos foi adorar Jesus Nasceu para nos Salvar, versos marcantes que serviu como base para o diretor teatral Adriano Araújo fazer a adaptação de texto, roteiro do espetáculo e a direção geral.

Segundo o diretor Adriano Araújo, resgatar manifestações da cultura popular para contar a história do nascimento de Jesus Cristo aproxima a  população a estória inscrita há mil anos atrás, além de exercitar a reminiscência da memoria dos mais velhos e  novos conhecimentos para as novas gerações, possibilitado manter viva as tradições dos folguedos natalinos. A trilha sonora será executada ao vivo, composta de instrumentos regionais como a zabumba, o triângulo, a sanfona, o  violão, entre outros. “Trabalhar a arte na terceira idade requer uma grande sensibilidade no processo de construção dos personagens, notadamente com relação à memorização dos textos, haja vista a perda natural da percepção e da própria memória, em si, no envelhecimento, assim como nas habilidades motoras e cognitivas, estão presentes no envelhecer, daí o cuidado especial que precisamos ter com essas pessoas a que classificamos como da melhor idade” – comentou Adriano. O cenário do espetáculo será o adro do Santuário Paróquia Santa Rita de Cássia, que emoldurando as cenas, distribuídas por vários planos, como janelas, torre, escadas e uma gruta natural, servirá de modo a oferecer a verdade cênica fazendo alusão as imagens sacras.

O plano de luz, criado por Eloy Pessoa, foi concebido na fusão nas cores dos festejos populares da lapinha, com seus cordões azul e encarnado, em contraponto com a estrutura clássica do santuário. Os figurinos e adereços têm assinatura de Luiza Flores, que optou em utilizar tecidos que vão do cetim ao algodão da Bahia, mesclando o colorido com o rústico através de tingimentos.

A encenação tem previsão de  início às 20h00, no dia 12 de dezembro do corrente ano na praça Getúlio Vargas, centro de Santa Rita, em torno do adro do Santuário Santa Rita de Cássia.

Contatos: (83) 8899 7669 / 9688 4669

AdrianoAraujo: addriano@outlook.com / joadrir15@hotmail.com / prodianfeliz@gmail.com

Veja Também

TCE intima ex-prefeito de Sapé para explicar irregularidades de mais de R$ 2 milhões em contrato com empresa de limpeza urbana

O TCE já havia decidido imputar o débito ao ex-prefeito, atinente aos excessos de pagamentos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: