google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / ENTRETENIMENTO / Centro Cultural e Parque Casa da Pólvora é inaugurado e valoriza Centro Histórico de JP

Centro Cultural e Parque Casa da Pólvora é inaugurado e valoriza Centro Histórico de JP

Prédio original da Casa da Pólvora, que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional,

será espaço para exposições; complexo é um dos principais patrimônios arqueológicos da Capital

Centro Cultural e Parque Casa da Pólvora
Centro Cultural e Parque Casa da Pólvora

Assistir ao pôr do sol no Centro Histórico de João Pessoa passou a ser uma experiência ainda mais encantadora desde o final da tarde desta quinta-feira (4). O motivo foi a entrega do Parque Casa da Pólvora, após obra que reformou e ampliou um dos principais observatórios para o espetáculo natural no Centro Histórico da Capital, além de construir um novo Centro Cultural.

A reforma da Casa da Pólvora recebeu investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão, com recursos da Prefeitura de João Pessoa e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O projeto inclui a restauração do prédio e construção de um parque ecológico, além de um anfiteatro e um Centro Cultural, que abriga telecentro, biblioteca, galeria de artes e uma estação digital, além da sede administrativa do Parque.

O prédio original da Casa da Pólvora, que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional, será espaço para exposições. O complexo fica localizado na Ladeira de São Francisco, a primeira da cidade, e é um dos principais patrimônios arqueológicos de João Pessoa.

De acordo com o historiador Arion Farias, a entrega dos equipamentos representa uma nova arrancada cultural. “Esse local representa um pedaço muito importante de nossa história, e agora pode se tornar um espaço de lazer e convívio para quem o visitar”, explicou.

Administração

O Parque Casa da Pólvora será administrado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em colaboração com as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Meio Ambiente (Seman), a Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac) e demais secretarias do Governo Municipal.

Segundo o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, a obra tem um relevante potencial cultural e educativo em diversas linguagens artísticas, e na educação patrimonial e ambiental. “O Parque Casa da Pólvora é exemplo da política de preservação do patrimônio cultural de nosso Estado e, agora, com a construção do primeiro centro de cultura, podemos iniciar o processo de descentralização cultural e formação de um polo de atividades atrativas com ações educativas, de lazer e de turismo”, declarou.

Programação

A cerimônia de inauguração do novo Parque Casa da Pólvora contou com a apresentação da Banda 5 de Agosto e da manifestação cultural do grupo de capoeira Angola Palmares, do bairro do Roger. Os presentes ainda puderam conferir o acervo do museu fotográfico Walfredo Rodrigues.

Veja Também

Justiça autoriza Alexandre Correa a visitar filho com Ana Hickmann, por meio de terceiros

Ana Hickmann e Alexandre Correa — Foto: Divulgação O empresário Alexandre Correa, que está em processo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: