Home / POLITICA / Câmara aprova o fim da reeleição para cargos executivos

Câmara aprova o fim da reeleição para cargos executivos

Fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.

Sessão plenária da Câmara dos Deputados
Sessão plenária da Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara aprovou, por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o Artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política. O dispositivo aprovado na noite desta quarta-feira (27) acaba com a releição para os cargos executivos. Todos os partidos orientaram pelo fim da reeleição.

Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.

A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff, porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018.

Após a votação, o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encerrou a sessão. Nesta quinta-feira (28), a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política.

Veja Também

Roberto Jefferson é internado e defesa diz ao STF que ex-deputado corre ‘grave risco’ de morrer

De volta ao presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro, o ex-deputado Roberto Jefferson ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.