google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLICIAL / El Chapo é levado para presídio de onde fugiu no ano passado

El Chapo é levado para presídio de onde fugiu no ano passado

Líder do cartel de Sinaloa havia fugido em julho e foi recapturado na sexta.
Traficante foi detido após descoberta de que gravaria filme.

 Joaquin "El Chapo" Guzman é levado por militares até helicóptero em hangar federal na Cidade do México na noite desta sexta-feira (Foto:  Marco Ugarter/AP)

O traficante mexicano Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán foi transferido nesta sexta-feira (8) para o presídio de segurança máxima de Altiplano, de onde fugiu em julho do ano passado. O chefe do Cartel de Sinaloa foi recapturado, conforme informou em sua conta no Twitter o presidente mexicano Enrique Peña Nieto. “Missão cumprida: nós o temos. Quero informar aos mexicanos que Joaquín Guzman Loera foi detido”, diz a mensagem do mandatário.

Missão cumprida: nós o temos. Quero informar aos mexicanos que Joaquín Guzman Loera foi detido”
Enrique Peña Nieto, presidente mexicano

Já listado na relação de bilionários da revista “Forbes”, El Chapo é um dos principais líderes criminosos do mundo, e o seu cartel já traficou bilhões de dólares em cocaína, maconha e metanfetaminas para os Estados Unidos, além de travar batalhas com outras gangues mexicanas.

O criminoso deve enfrentar uma extradição rápida para os Estados Unidos. Depois de ser criticado por não extraditá-lo da última vez, o gabinete do procurador-geral mexicano afirmou em julho que havia aprovado uma ordem para extraditá-lo para o norte da fronteira. Ele é procurado pelos EUA por várias acusações criminais, incluindo tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.

Joaquín ‘El Chapo’ é levado por militares até helicóptero em hangar federal na Cidade do México na noite desta sexta-feira (Foto: Marco Ugarter/AP)

A procuradora-geral do México, Arely Gómez, informou que uma das razões que levou à captura do traficante foi a descoberta de que criminoso tinha iniciado contatos com gente do mundo do cinema para rodar um filme sobre sua vida.

“Um aspecto importante que permitiu precisar sua localização foi a descoberta da intenção de Guzmán Loera de gravar um filme biográfico, para o qual estabeleceu contato com atrizes, atores e produtores”, disse a procuradora-geral.

Arely afirmou que “os trabalhos de acompanhamento permitiram documentar os encontros dos advogados do agora detido com essas pessoas”.

No motel

Imagem que começou a circular no Twitter mostra o que seria El Chapo após ser detido (Foto: Reprodução/Twitter)
Imagem que começou a circular no Twitter mostra o que seria El Chapo após ser detido (Foto: Reprodução/Twitter)
Outra imagem que seria de El chapo após sua detenção e que circula nas redes sociais sem autenticidade oficalmente confirmada (Foto: Reprodução/Twitter)
Outra imagem que seria de El chapo após sua detenção e que circula nas redes sociais sem autenticidade oficalmente confirmada (Foto: Reprodução/Twitter)

A detenção aconteceu num motel localizado nos arredores da cidade de Los Mochis, no noroeste do México, onde tinha se refugiado para escapar de uma operação das forças armadas iniciada após uma denúncia, detalharam à Agência Efe fontes policiais.

Segundo essas fontes, El Chapo conseguiu fugir pelo sistema de esgoto de uma casa localizada no bairro de Scally junto com Orso Ivan Gastelum Cruz, líder do cartel no norte de Sinaloa, após intenso tiroteio com as forças de segurança mexicanas que terminou com cinco criminosos mortos, seis detidos e um militar ferido.

Pelo esgoto
Os dois percorreram um trecho pelos esgotos e em algum ponto se apoderaram de um veículo e chegaram até o motel, onde horas depois foram capturados em uma operação iniciada pela Marinha por via terrestre e aérea a partir de uma denúncia.

O líder criminoso fugiu em julho da prisão de segurança máxima Altiplano por meio de um túnel de 1,5 km de extensão, num caso que ganhou destaque na imprensa mundial.

Pouco antes de fugir, ele estava em uma cela solitária e a câmera de segurança registrou como ele foi até a área do chuveiro, voltou para a cama, calçou os sapatos, voltou para o chuveiro e sumiu. Mesmo sendo monitorado, sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.

El Chapo entrou em um túnel cavado bem embaixo de sua cela que dava em uma casa em reforma nas redondezas do presídio de segurança máxima, próximo à Cidade do México.

Desde que ele escapou, as forças federais mexicanas vinham vigiando diversos pontos de Sinaloa, concentrando suas buscas na região do “Triângulo Dourado”, entre os estados de Sinaloa, Durango e Chihuahua, um local encravado na Sierra Madre Ocidental, de muito difícil acesso.

A suspeita era de que El Chapo se refugiara nessa região. Foi nesse local que, segundo o governo mexicano, Guzmán ficou ferido em uma das pernas e no rosto em meados de outubro durante uma “fuga precipitada” das forças de segurança.

Detalhes
De acordo com Arely, as autoridades localizaram o fugitivo em Pueblo Nuevo, no estado de Durango, no norte do país, onde, em outubro, antes que conseguisse fugir por uma vala estreita, o criminoso foi avistado de um helicóptero, mas não foi abatido porque estava acompanhado de duas mulheres e uma menina.

“As instituições de segurança intensificaram as ações de inteligência, o que permitiu que soubéssemos por volta de dezembro a intenção do criminoso de se transferir para uma área urbana”, relatou Arely.

O monitoramento dos integrantes do círculo próximo de Guzmán permitiu identificar um indivíduo especializado na construção de túneis em várias casas de Sinaloa e Sonora.

Assim foi possível localizar um domicílio em Los Mochis, no estado de Sinaloa, sobre o qual se montou uma operação de vigilância durante um mês.

A partir de 6 de janeiro, foram observados movimentos incomuns, com destaque para a chegada de um veículo na madrugada do dia 7. De acordo com a procuradora-geral, os trabalhos de campo e inteligência confirmaram que Guzmán se encontrava no local.

Após um planejamento “oportuno e eficaz, iniciou-se uma operação na madrugada desta sexta-feira, envolvendo forças federais, que foram atacadas com armas de grosso calibre ao chegarem ao local, o que deu origem a um enfrentamento no qual um militar ficou ferido e cinco agressores morreram”, afirmou a procuradora-geral.

Além disso, seis pessoas foram detidas, mas Guzmán conseguiu escapar pelo sistema de esgoto da cidade em companhia de seu chefe de segurança, Jorge Ivan Gastelum Ávila, também conhecido como Orso Ivan Gastelum Cruz, “um criminoso de alta periculosidade que também faz parte dos 122 alvos prioritários” do governo federal.

Militares da marinha mexicana perseguiram pelos túneis de esgoto os criminosos, que abriram um bueiro para sair em uma avenida e fugir em veículos, segundo Arely Gómez.

Graças à denúncia de que automóveis foram roubados nas imediações da área de operação, efetivos das forças federais iniciaram a busca pelos veículos, localizando um deles na estrada Los Mochis-Navojoa, onde os delinquentes foram detidos.

A procuradora-geral indicou que “com o objetivo de garantir a segurança dos delinquentes e proteger a integridade dos elementos (federais), estes se transferiram (com os detidos) para um motel próximo para esperar por reforços”, por isso, em um primeiro momento, se noticiou que ambos tinham sido capturados nesse estabelecimento.

Pouco depois, os detidos foram transferidos ao terminal aéreo de Los Mochis e, de lá, para o Aeroporto Internacional da Cidade do México.

“Quero notificá-los que os detidos foram submetidos aos exames necessários para a identificação e avaliação de sua integridade física em matéria de fisionomia, datiloscopia, genética, voz, fotografia, vídeo, grafoscopia e medicina forense”, afirmou Arely.

Em seguida, a procuradora-geral anunciou que Guzmán seria “levado novamente para o Centro Federal de Readaptação Número 1 do Altiplano”, no município de Almoloya de Juárez, no Estado do México, próximo da capital do país.

Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) se declarou nesta sexta-feira “extremamente satisfeita” com o anúncio da captura do narcotraficante e felicitou o governo do México pela operação.

Trajetória no crime
Nascido em 1957, Joaquín Guzmán Loera, conhecido como “El Chapo”, começou sua carreira criminosa nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara. A detenção de Gallardo em 1989 o levou a fundar sua própria organização em Sinaloa, seu estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de onde foi extraditado para o México. Em 19 de janeiro de 2001 fugiu da prisão de Puente Grande, estado ocidental de Jalisco, a bordo de um caminhão de limpeza graças à ajuda dada por alguns funcionários do presídio.

Sua última detenção, em 22 de fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico no México em uma década, pois Guzmán era o criminoso mais procurado tanto pelo México, como pelos Estados Unidos.

Imagem de 22 de fevereiro de 2014 mostra Joaquín El Chapo Gúzman sendo escoltado por fuzileiros navais até um helicóptero na Cidade do México (Foto: AP Photo/Eduardo Verdugo, File )
Imagem de 22 de fevereiro de 2014 mostra Joaquín El Chapo Gúzman sendo escoltado por fuzileiros navais até um helicóptero na Cidade do México (Foto: AP Photo/Eduardo Verdugo, File )

Veja Também

Após agressão, Justiça determina que filho de Lula deixe apartamento e não se aproxime da ex

Filho do presidente Lula, deverá manter distância da ex-mulher, uma médica de 29 anos, e ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: