google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / Vereador solicita reativação de convênio para hospital de Santa Rita

Vereador solicita reativação de convênio para hospital de Santa Rita

O vereador da cidade de Santa Rita, João Junior (PSB), esteve na manhã desta segunda-feira (22) visitando o Hospital Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, localizado no município, para constatar a situação de atendimento do mesmo, diante comentários que estaria encerrando as atividades da maternidade no próximo mês.

convênio
Vereador solicita reativação de convênio para hospital de Santa Rita

De acordo com o parlamentar, ele se comprometeu em intermediar com o governador Ricardo Coutinho (PSB) a manutenção de um convênio por meio de permuta, onde pacientes de média complexidade da Maternidade Cândida Vargas, localizado em João Pessoa, sejam atendidos no Flávio Ribeiro. O socialista também se comprometeu em conversar com o prefeito Netinho de Várzea Nova (PR) a fim de discutir sobre os repasses municipais, que estão atrasados. “O hospital tem dificuldades devido atrasos do subsídio do município e dos repasses do Governo federal, bem como o baixo teto destes. Não podemos perder um espaço deste dentro de nossa cidade, quem perde é nosso povo. Lembrando que o Flávio Ribeiro atende Lucena, Cruz do Espírito Santo e Sapé. O município dispõe de recursos, eu me comprometo a assumir essa causa tanto por parte municipal como estadual, nosso compromisso é com o povo”, comentou.

De acordo com a diretora do Flávio Ribeiro, irmã Fátima, já foram constatados vinte casos de crianças com microcefalia, ressaltando que se a situação não for resolvida, o hospital encerrará seus serviços na área da maternidade, prejudicando assim a sociedade de Santa Rita e proximidades que utilizam os serviços. “Não podemos deixar os pacientes na Cândida Vargas morrer um em cima dos outros, precisamos resolver esta situação, o município e o estado devem resolver. Imagina se todos os nossos pacientes for pra João Pessoa”, disse.

Acompanharam a visita ao hospital os vereadores Luiz de Forte Velho (PSB) e a vereadora Cibelly Nóbrega (PRP).

A Câmara Municipal de Santa Rita (CMSR) aprovou um requerimento por unanimidade, convidando órgãos, o governador Ricardo Coutinho, a diretora da unidade para debater sobre a situação do Flávio Ribeiro na primeira semana de março.

 

Sobre o convênio entre o governo do estado e o Hospital Flávio Ribeiro Coutinho

Durante o convênio, os pacientes de alta complexidade do Hospital Flávio Ribeiro Coutinho eram transferidos para a Maternidade Cândida Vargas enquanto pacientes de média complexidade da Cândida Vargas eram transferidos para o Flávio Ribeiro. O convênio era estimado em R$100 mil reais, com contrato encerrado no ano de 2014.

Veja Também

TCE intima ex-prefeito de Sapé para explicar irregularidades de mais de R$ 2 milhões em contrato com empresa de limpeza urbana

O TCE já havia decidido imputar o débito ao ex-prefeito, atinente aos excessos de pagamentos ...

1 Comentário

  1. Osvaldo José Guerra Guimarães.

    ESTAMOS CONSTERNADOS COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA EM QUE SE ENCONTRA A MATERNIDADE DO HOSPITAL FLÁVIO RIBEIRO DE SANTA RITA, PARA A QUAL SÃO REFERENCIADAS PARTURIENTES DE 16 MUNICÍPIOS PARAIBANOS E, COM O SEU PROVÁVEL FECHAMENTO, DEVIDO A IMPOSSIBILIDADE DE MANTER UM QUADRO MÍNIMO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS EXIGIDOS PELOS CRM E COREN, POR FALTA DE RECEITA QUE CUBRA TAL DESPESA, VÃO FICAR COM SUAS FUTURAS MAMÃES DEPENDENDO EXCLUSIVAMENTE DA MATERNIDADE CÂNDIDA VARGAS, EM JOÃO PESSOA, QUE JÁ FUNCIONA NO LIMITE DE SUA CAPACIDADE ASSISTENCIAL. PROVAVELMENTE MUITAS DESSAS MULHERES VÃO TER SEUS BEBÊS DENTRO DE AMBULÂNCIAS OU NA CALÇADA DA MATERNIDADE.
    GOSTARIA DE APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA DAR OS PARABÉNS A DIREÇÃO DAQUELE HOSPITAL MATERNIDADE, PELA FORMA RESPONSÁVEL E DEDICADA QUE PRESTAM SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO DE SANTA RITA E DOS 16 MUNICÍPIOS QUE REFERENCIAM SEUS PACIENTES, INDO ALÉM DE SUAS OBRIGAÇÕES ASSISTENCIAIS, POIS, NOS ÚLTIMOS MESES DE TOTAL DESGORVERNO DAQUELE MUNICÍPIO, QUE TEVE A MAIORIA DE SUAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE FECHADAS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO, CONSELHOS PROFISSIONAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO, PASSOU A ATENDER TODOS INDISCRIMINADAMENTE, NA MEDIDA EM QUE A UPA EXISTENTE NÃO TEM CAPACIDADE TÉCNICA PARA ATENDER A ESTA DEMANDA REPRIMIDA, PROCURANDO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL DIMINUIR O SOFRIMENTO DAQUELA POPULAÇÃO TÃO CARENTE E DESPREZADA POR SEUS VEREADORES E PREFEITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: