google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / PARAÍBA / João Pessoa supera as chuvas previstas para um mês em 24 horas

João Pessoa supera as chuvas previstas para um mês em 24 horas

Precipitação foi de 134mm em um período de um dia.
Muro caiu no bairro de Mandacaru e atingiu uma vila.

Muro caiu no bairro de Mandacaru e atingiu uma casa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Muro caiu no bairro de Mandacaru e atingiu uma casa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

As chuvas das últimas 24 horas em João Pessoa já superaram o previsto para o mês inteiro, segundo dados do coordenador da Defesa Civil em João Pessoa, Noé Estrela. Segundo ele, a precipitação registrada até as 8h20 deste sábado (16) foi de 134mm.

De acordo com Noé, esse volume de chuva é preocupante, uma vez que a Defesa Civil já fica em alerta a partir dos 50mm.

No bairro de Mandacaru, um muro caiu e atingiu uma vila durante a madrugada, conforme informou a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender os feridos e evacuar a área. Segundo o tenente-coronel Jean, sete casas foram atingidas pelo muro. Duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para um hospital. A vila foi interditada e o acidente vai ser investigado pela Defesa Civil.

Corpo de Bombeiros interditou vila após desmoronamento de muro (Foto: Walter Paparazzo/G1)

As chuvas também afetaram a rede elétrica na cidade. A Superintendência de Mobilidade Urbana registrou pelo menos 10 casos em que semáforos ficaram apagados ou intermitentes em diversos pontos da capital nesta manhã. Até as 8h43, oito permaneciam com problemas.

Segundo a assessoria da Energisa, a chuva intensa provocou a interrupção de um alimentador que atende parte dos bairros de Tambaú, Brisamar e Jardim Luna, deixando cerca de 1.700 unidades consumidoras sem luz. Às 9h55, 500 clientes ainda permaneciam sem energia. A empresa enviou equipes para fazer os reparos.

Os pontos de alagamento registrados já são conhecidos da população, como vias dos Bancários, Cabo Branco e na Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes. A Semob informou que, na Avenida Beira Rio, próximo à Rotatória do Altiplano, veículos estavam passando com dificuldade por conta da lâmina superficial provocada pelo volume de chuva.

João Pessoa teve 32mm de precipitação nesta sexta-feira (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Porém, Noé Estrela informou que esses pontos de alagamento estão dentro da normalidade conforme a avaliação da Defesa Civil, uma vez que a água escoa em um prazo de até 30 minutos quando a chuva para.

A Defesa Civil segue em alerta e caso a população precise entrar em contato, deve ligar para o número 0800-285-9020.

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), já tinha informado que o tempo seria instável nesta sexta-feira, uma vez que foi observado o deslocamento de aglomerados de nuvens oriundos do Oceano Atlântico em direção à costa leste do estado, trazida pelos ventos oceânicos.

A previsão do tempo para toda a Paraíba neste fim de semana é nebulosidade variável, podendo ocorrer chuvas a qualquer hora no Litoral e Brejo ou localizadas no Cariri/Curimataú; Sertão e Alto Sertão. Os termômetros variarão entre 21ºC e 34ºC em todo o estado. Por região, assim ficarão as temperaturas máximas e mínimas: Litoral 31º/25º; Brejo 29º/20º; Agreste 30º/21º; Cariri/Curimataú 30º/21º; Sertão 34º/23º; Alto Sertão 33º/23º.

A Aesa recomenda a continuidade do estado de atenção para as próximas 24/48 horas, tendo em vista que eventos de intensidade moderada a forte não estão descartados em áreas do setor leste da Paraíba.

Veja Também

Semana Santa 2024: o que abre e o que fecha em João Pessoa

A Sexta-feira da Paixão, que neste ano cai no dia 29 de março, é feriado ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: