google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / Vídeo registra momento exato em que turista é ferida por raio em praia de SP

Vídeo registra momento exato em que turista é ferida por raio em praia de SP

Taline Campos, de 25 anos, caminhava em Itanhaém durante tempestade.
Climatologista afirma que jovem atraiu a descarga por causa do mar.

Imagens obtidas pelo G1 mostram o exato momento em que uma turista é atingida em cheio por um raio na ‘Praia do Sonho’, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Taline Campos, de 25 anos, teve uma parada cardiorrespiratória e foi internada em estado crítico.

Um vídeo registrado por um cinegrafista amador mostra como tudo aconteceu. Taline, que é moradora de Guarulhos, caminha tranquilamente pela parte rasa do mar, mesmo após a tempestade ter se formado. Em determinado momento, ela é atingida em cheio pelo relâmpago e cai no chão. Uma outra pessoa, que estava exatamente ao lado dela, não se feriu.

Assim como Taline, outros moradores e turistas também preferiram não se abrigar durante a tempestade. No vídeo, é possível identificar pelo menos 10 pessoas, incluindo crianças, a menos de dez metros da jovem, que caminhava sozinha no momento do acidente.

 

Resgate
Banhistas que estavam perto do local do acidente acionaram o SAMU. A jovem foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabaúna, em estado gravíssimo. O resgate da mulher foi feito em menos de 15 minutos e ela precisou ser sedada e entubada. Segundo apurado pelo G1, na manhã desta segunda-feira (2) ela foi transferida para um hospital de referência na Grande São Paulo.

Região campeã de raios
De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, diretor científico da ONG Amigos da Água, a região da Baixada Santista é campeã em incidências de raios durante o verão. “As pessoas estão sendo imprudentes. Os turistas, por falta de conhecimento, acham que nada vai acontecer com eles. As pessoas precisam ficar espertas. A dica é olhar na direção do continente e observar as nuvens mais escuras. Isso pode evitar acidentes”, afirma.

Taline foi atingida por um raio em Itanháem, SP (Foto: Reprodução/Facebook)
Taline foi atingida por um raio em Itanháem, SP (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo Bonafim, a tempestade deste domingo pegou muita gente de surpresa, já que as nuvens carregadas chegaram repentinamente acompanhadas por uma forte ventania. “Tudo aconteceu muito rápido. Os bombeiros pedem para as pessoas saírem e muita gente ignora. O que aconteceu foi uma descarga pontual. O raio cair em uma pessoa é extremamente raro. Normalmente, as mortes acontecem quando o raio cai na areia ou no mar e as pessoas recebem o choque”, diz.

O climatologista explica ainda que, provavelmente, a banhista foi atingida por estar em contato com a água salgada. “Parece coisa de desenho animado. A água salgada é um condutor de eletricidade. O ponto mais alto entre a areia e a nuvem é a pessoa. Ela acabou virando uma espécie de para-raio. O relâmpago atingir a pessoa pela cabeça pode acontecer, mas é uma situação extremamente rara”, completa.

Outro caso
No dia 14 de janeiro de 2014, uma turista de 36 anos foi atingida por um raio em uma praia de Guarujá. O fotógrafo Rogério Soares, do jornal “A Tribuna”, de Santos, estava fazendo fotos da orla da praia da Enseada quando, coincidentemente, flagrou o momento em que a mulher foi atingida pelo raio. A vítima, Rosângela Biavati, chegou a ser socorrida mas morreu pouco tempo depois.

Fotógrafo captura a descarga elétrica caindo no mar (Foto: Rogério Soares / Jornal A Tribuna)Fotógrafo captura a descarga elétrica caindo no mar (Foto: Rogério Soares / Jornal A Tribuna)

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook, e Instagram.
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto: 

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

Nilvan Ferreira viaja até Socoraba, em São Paulo e quer trazer projeto para modernizar a sáude de Santa Rita

Nilvan Ferreira é um politico que já se destaca por seu direfencial de sempre buscar ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: