google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / Vitória tem noite de ‘cidade fantasma’ e amanhece sem ônibus

Vitória tem noite de ‘cidade fantasma’ e amanhece sem ônibus

Cerca de 200 homens da Força Nacional de Segurança já estão no Espírito Santo

Onda de violência deixa a principal rua de Vitória deserta, como pode ser vista a Avenida Rio Branco completamente deserta às 21hs – Pablo Jacob / Agencia O Globo / O Globo

VITÓRIA – A região metropolitana de Vitória vive um clima de cidade fantasma após a explosão de violência nos últimos dias, desde que a Polícia Militar deixou de patrulhar as ruas em protesto por melhores condições de trabalho. Durante toda a noite de segunda-feira e no início da manhã desta terça-feira, o que se viu nas vias expressas da cidade foi um tímido movimento de carros. A maioria do comércio também não abriu as portas nas primeiras horas da manhã.

Os ônibus pararam de circular às 16h de ontem e ainda não retomaram a atividade normal. A recomendação das empresas é que os motoristas só retomem os trabalhos quando houver segurança para o trabalho e para os passageiros. No final da tarde de segunda-feira, homens do Exército começaram a ocupar as ruas da capital, onde foram saudados por moradores que ainda transitavam pela cidade ou das janelas de suas casas.

RUAS DESERTAS

À noite, já não se via mais ninguém. Juntas, a vizinha Vila Velha e Vitória têm cerca de 400 mil habitantes, mas pareciam um pequeno município do interior, sem movimentação alguma. A equipe do GLOBO chegou à região metropolitana de Vitória, pela BR 101, pouco depois das 21h30m de ontem. Cruzou toda a cidade de Vila Velha, a ponte que liga as duas cidades e percorreu Vitória até o bairro da Praia do Canto. Em todo o percurso, de cerca de 40 minutos, cruzou com apenas 16 outros carros. Pessoas a pé foram menos de dez. Praças e mesmo as avenidas principais das duas cidades estavam desertas.

  • Um policial civil armado tenta impedir o ataque a uma loja de eletrônicos, em VitóriaFoto: Diego Herculano / AP
  • Diversas lojas e estabelecimentos comerciais foram saqueados na capital capixabaFoto: Diego Herculano / AP
  • Um homem observa o vidro de seu carro, atingido por um disparo nas ruas de VitóriaFoto: STRINGER / REUTERS
  • Algumas lojas tiveram suas portas arrancadas durante a onda de violência que tomou conta das ruas no Espírito SantoFoto: STRINGER / REUTERS
  • Onda de violencia deixa a principal rua de Vitória deserta. Na foto, a Avenida Rio Branco completamente deserta as 21hsFoto: Pablo Jacob / O Globo
  • Alguns comerciantes contrataram segurança privada para proteger suas lojas no centro de VitóriaFoto: Paulo Whitaker / REUTERS
  • Parentes de policiais continuam acampados em frente aos batalhões em protesto por melhores condições de trabalho de seus agentes de segurançaFoto: Paulo Whitaker / Reuters

Nenhum ônibus foi visto. Vítima de muitos saques, o comércio também passou toda a noite de portas fechadas. Funcionários da prefeitura e de empresas particulares foram liberadores do expediente após o almoço, com a recomendação de ficarem em casa.

TROPAS FEDERAIS

Na manhã desta terça-feira, o movimento ainda era muito pequeno nas principais vias da cidade. O secretário de Segurança do Espírito Santo, André Garcia, afirmou no início da manhã que os cerca de 200 homens da Força Nacional de Segurança cedidos pelo governo federal já estão na grande Vitória e vão começar a ir para as ruas ao longo do dia.

Ele disse esperar que policiais militares também comecem a retomar o patrulhamento nas ruas. Por enquanto, eles seguem dentro dos batalhões, cujas saídas estão ‘trancadas’ pelos protestos de familiares dos PMs, que cobram melhores salários e condições de trabalho. Assim, os policiais dizem não ter condições de ir às ruas trabalhar. Esta postura é uma tática para as associações de PMs afirmarem que não estão em greve, o que é proibido pelas leis militares.

Soldados do Exército patrulham as ruas da Grande Vitória/ Agência O Globo – Gabriel Lordello / Mosaico Imagem

A Justiça já determinou a cinco sindicatos de policiais e bombeiros que interrompam a greve e voltem ao trabalho. As associações alegam que não são responsáveis pelo movimento.

— Estamos levantando quem está insuflando este movimento, nos quartéis e nas redes sociais. A prioridade, no entanto, é devolver segurança à população. Os 200 homens da Força Nacional já vão para as ruas, onde já está o exército — afirmou o secretário de Segurança ao “Bom Dia Espírito Santo”.

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook, e Instagram.
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto: 

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

URGENTE: Homem tenta se aproximar de Bolsonaro com faca e é preso (veja o vídeo)

Ontem, terça-feira (05), na Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: