Home / CIDADES / SANTA RITA: Emancipação dia 09?? “19 de Março está para Santa Rita, assim como 7 de setembro está para o Brasil”

SANTA RITA: Emancipação dia 09?? “19 de Março está para Santa Rita, assim como 7 de setembro está para o Brasil”

Com essa forte afirmação, recebi de uma das pessoas que mais admiro, o Magnífico Reitor, Dr. Professor Francisco DE Paula Melo Aguiar Aguiar, a informação com riqueza de detalhes sobre a data correta da emancipação política da nossa cidade de Santa Rita.

Como escritor e Historiador que é, o reitor tem publicação de sua autoria: Santa Rita, Sua História, Sua Gente, onde trata deste e de diversos outros assuntos relacionados ao município.

O ex-prefeito e amigo Marcus Odilon também defende a verdade referente ao equívoco que se faz em comemorar na data errada o dia da emancipação política da cidade.

Aliás, durante os 8 anos de suas duas últimas gestões, acompanhei de perto e participei das comemorações na data certa que é 19 de Março.

O Magnífico Reitor sentencia: “É fato, é contra fatos não há argumentos”

 

Segue o texto que recebi é que peço que todos façam uma minuciosa leitura:

Não é 9 Março de 1890.
A emancipação política de Santa Rita é objeto do DECRETO ESTADUAL nº 10, de 19 de Março de 1890, ex-vi a publicação do mesmo no Jornal GAZETA DA PARAHYBA, edição de 21 de Março de 1890, primeira página, arquivado no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, digitalizado pela UFPB/CCHLA, disponível in.: http://www.cchla.ufpb.br/…/GAZETA%20DA%20PARAHYBA_21-03-189… bem como encontra-se mencionado e publicado no livro: AGUIAR, Francisco de Paula Melo. Santa Rita, Sua História, Sua Gente. 2ª edição, São Paulo: Ed. Clube de Autores, 2016. Acessível in.: http://www.agbook.com.br/…/228439–Santa_Rita_Sua_Historia_…

 

Por Luiz Vieira 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook, e Instagram.
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto: 

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

LUTO: Morre Biu Ramos, um dos mais antigos cinegrafistas da TV Cabo Branco

Faleceu neste sábado (23), o cinegrafista Severino do Ramo, após complicações provocadas por um câncer ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: