google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / Prefeito interino de Bayeux pede à justiça para ser parte do processo de Habeas Corpus de Berg Lima

Prefeito interino de Bayeux pede à justiça para ser parte do processo de Habeas Corpus de Berg Lima

O pedido foi formulado um dia depois da apresentação do parecer favorável do sub-procurador Eitel Santiago ao retorno de Berg Lima à Prefeitura de Bayeux

O pedido foi feito pelo advogado Inaldo Leitão, ex-deputado federal da Paraíba (Foto: Walla Santos)

O prefeito interino de Bayeux, Luiz Antônio (PSDB), entrou com um pedido no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que seja habilitado no processo de Habeas Corpus impetrado para a soltura de Berg Lima, o prefeito afastado de Bayeux.

 

O pedido foi formulado um dia depois da apresentação do parecer do representante da Procuradoria Geral da República (PGR), sub-procurador Eitel Santiago, favorável à liberdade de Berg Lima e retorno à Prefeitura de Bayeux, sob imposição de medidas cautelares – leia mais aqui.

 

O pedido foi feito pelo advogado Inaldo Leitão, ex-deputado federal da Paraíba. Assim, se Luiz Antônio for habilitado poderá ser ouvido e fornecer dados e evidências referentes ao andamento do processo. Entretanto, com base jurisprudência do STJ, a tendência é que esse pedido seja rejeitado.

 

Um dos pontos do regimento do tribunal aponta o seguinte: “Esta Corte não tem admitido, em habeas corpus, a intervenção em desfecho favorável ao paciente, por se cuidar o writ de ação-garantia de natureza constitucional exclusivamente à tutela de liberdade”.

 

Já o advogado Edward Johnson, que atua na defesa do prefeito interino, não viu fato novo no parecer da PGR pela soltura e retorno do prefeito Berg Lima ao cargo. “O parecer não vincula a decisão que haverá de ser tomada pelo STJ, tratando-se de manifestação opinativa que diverge do entendimento do Ministério Público Local e do Tribunal de Justiça da Paraíba”, afirmou.

 

O advogado também criticou o parecer e acredita que ele não será seguido pelos integrantes da Sexta Turma do STJ que deverá apreciar o processo na próxima semana. “Há de se reconhecer que o parecer do procurador Eitel Santiago é no mínimo inusitado ao sugerir uma nova forma de governar; ser prefeito sem poder ordenar despesas nem manter contato com fornecedores”, criticou.

 

Berg Lima teve um pedido de reconsideração rejeitado pelo STJ no início deste mês. Berg Lima foi flagrado em filmagem recebendo propina de um empresário em julho deste ano.

 

 

 

Créditos: ClickPB

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto: 

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: