google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / NOTÍCIAS / Bonecas distribuídas pelo Governo de Goiás geram polêmica na internet

Bonecas distribuídas pelo Governo de Goiás geram polêmica na internet

Brinquedos com roupas e traços femininos têm órgão genital masculino

Boneca distribuída pelo Governo do Estado de Goiás – Reprodução/Facebook

RIO — Bonecas distribuídas pelo Governo de Goiás provocaram reclamações e debates nas redes sociais, nesta quinta-feira. Alguns brinquedos, entregues nesta quarta-feira em diversas cidades do estado, têm características e roupas “femininas”, mas órgão genital masculino.

 

Por conta disso, alguns pais criticaram a medida, dizendo que seus filhos receberam “bonecas transgênero”.

 

Outros apoiaram, alegando que os brinquedos ajudam a ensinar sobre diversidade. O governo, porém, não explicou se o motivo da discussão era intencional ou se foi um equívoco.

Bonecas geraram polêmica nas redes sociais – Reprodução/Facebook

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um pai da cidade de Novo Gama mostra uma boneca vestida com camisa rosa e amarela, com uma faixa na cabeça e o órgão genital masculino.

“Você abre a boneca e tem batom, o nome da boneca está aqui, é menina, está de batom, mas aí, você vai tirar a roupa da boneca para dar para seu filho, sua filha, brincar. E olha só, tem cabimento um negócio desses?”, diz o homem enquanto mostra o brinquedo.

 

Neliane Macedo, de 30 anos, mãe de duas meninas, uma de cinco anos e outra de 11, que ganharam as bonecas no colégio estadual onde estudam, disse que foi constrangedor quando uma das filhas retirou a roupinha e questionou o motivo pelo qual havia um órgão masculino no brinquedo que tinha blush e batom.

 

— Mamãe, homem não usa batom. O papai não usa batom — perguntou a menina. A mãe da criança contou ainda que a filha ficou confusa e queria retirar o órgão. — Ela me perguntou se podia retirar o ‘piupiu’ da boneca — disse.

 

Segundo Neliane, o pai das meninas ficou indignado e achou uma “falta de respeito”.

— Sou super a favor em explicar, mas a escola deu essas bonecas sem nenhum aviso. Cada familia é uma familía. Nós somos cristãos e eu ensino as minhas filhas a respeitar as pessoas, independente de como são, mas assim, foi bem contrangedor — concluiu a dona de casa.

Além da discussão sobre identidade de gênero, outros pais questionaram o fato de algumas bonecas terem ânus. “Isso é patético. Para que esse trem aí se ela não vai defecar?”, questionou uma mulher. “Alguém poderia me explicar essa palhaçada? Por que as bonecas femininas têm um buraco e as masculinas não? Que idiotice é essa? Eu com 43 anos, sempre pensei que essa parte era igual”, escreveu outra pessoa nas redes sociais.

Bonecas geraram revolta de pais – Reprodução/Facebook

Apesar das críticas, alguns defenderam a distribuição dos presentes como uma forma de ensinar crianças sobre identidade de gênero e diversidade. “As bonecas são uma réplica do corpo humano. Se o corpo tem, por que a boneca não pode ter? Pais, aproveitem a deixa para orientar seus filhos sobre o próprio corpo. Tratar a sexualidade como tabu só traz sofrimento pras pessoas”, escreveu uma internauta.

 

Procurada pelo O GLOBO, a Prefeitura de Novo Gama informou que as bonecas foram distribuídas pelo Governo do Estado e que não iria se pronunciar sobre o assunto. Ao todo, 12 mil brinquedos foram distribuídos na cidade. A entrega faz parte do tradicional ‘Show de Natal’ promovido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) em parceria com o Governo de Goiás.

Bonecas com órgão genital masculino provocaram críticas ao Governo – Reprodução/Facebook

Em nota única, o Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás não comentaram a polêmica. Segundo eles, o objetivo da ação foi presentear as crianças. O Governo ainda não revelou a empresa responsável pela criação dos presentes ou o valor gasto na compra dos brinquedos.

 

“Os mesmos bonecos e bonecas (devidamente vestidos) entregues neste Natal já foram distribuídos no ano passado. A variedade de presentes é uma forma de mais uma vez agradar às crianças dos 246 municípios goianos, não havendo outro objetivo senão presenteá-las”, diz o texto.

 

O Globo

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto: 

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

URGENTE: Homem tenta se aproximar de Bolsonaro com faca e é preso (veja o vídeo)

Ontem, terça-feira (05), na Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: