google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / Ciro Gomes dá o troco no PT e mira o próprio futuro

Ciro Gomes dá o troco no PT e mira o próprio futuro

Ciro Gomes dá o troco no PT e mira o próprio futuro

Terceiro colocado no primeiro turno, com 13,3 milhões de votos, Ciro Gomes abandonou Fernando Haddad à própria sorte e decidiu embarcar para a Europa. Não é nada perto do que o PT fez com ele antes das eleições começarem, mas ainda assim é uma punhalada profunda na estratégia traçada pelo ex-presidente Lula.

 

Assim como Jair Bolsonaro, Ciro Gomes começou a organizar sua corrida eleitoral anos atrás. Foi no início de 2016 que duas páginas — “Cirão da Massa” e “Ciro Gomes Zoeiro” — inundaram o Facebook com vídeos do pedetista em palestras e eventos país afora. Desde então, conquistaram, somadas, mais de 800.000 curtidas.

 

Na virada deste ano, Ciro havia se tornado a principal força eleitoral da esquerda depois de Lula. No entanto, após a condenação do ex-presidente em segunda instância, que o tornava inelegível, o petista optou por fazer valer a hegemonia de seu partido. Dono de um quarto do eleitorado brasileiro, Lula apostava que colocaria qualquer nome no segundo turno. A história provou que tinha razão.

 

Optou, então, por lançar Fernando Haddad, de seu próprio partido, para seguir controlando a esquerda sem que ninguém lhe fizesse sombra. Em seguida, deu início à estratégia de moer aliados. Primeiro, obrigou o PCdoB a entrar na coligação petista, ameaçando atuar para que os comunistas não ultrapassassem a cláusula de barreira — o que acabou ocorrendo.

 

Em seguida, inviabilizou a aliança do PSB com Ciro, avisando que lançaria Marília Arraes na disputa contra o governador socialista de Pernambuco, Paulo Câmara, caso o partido apoiasse o pedetista. Assim, Ciro acabou relegado a uma estreita aliança com o Avante, que esvaziou seu tempo de TV.

 

 

Paraíba em Minuto com Conteúdo Estadão (assinante)

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: