google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / PARAÍBA / CNH Digital agora pode ser gerada pelo aplicativo, sem ir ao Detran

CNH Digital agora pode ser gerada pelo aplicativo, sem ir ao Detran

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) agora pode ser gerada remotamente, por meio do app para celulares e tablets, sem a necessidade de ir ao Detran ou de obter o certificado digital. A autenticação pode ser realizada toda via aplicativo, com o uso de reconhecimento facial.

 novidade foi anunciada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério das Cidades junto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Antes disso, o motorista precisava comparecer ao Detranonde a CNH foi emitida para confirmar alguns dados pessoais (caso não possuísse o certificado digital).

A carteira em formato digital segue válida apenas para documentos emitidos a partir de maio de 2017. Para usar o novo recurso, o usuário precisa ter a CNH com QR Code impresso no verso do documento e fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível de forma gratuita na Google Play, para Android, e App Store, para iPhone (iOS). Mais de 26 milhões de brasileiros já contam com a carteira com o código de barras bidimensional.

CNH Digital pode ser validada pelo celular, sem ida a um posto do Detran — Foto: Paulo Alves/TechTudo

CNH Digital pode ser validada pelo celular, sem ida a um posto do Detran — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Segundo o Ministério, a necessidade de atendimento presencial limitava a adoção do documento digital. A expectativa é que a procura seja maior, já que o usuário pode usar o app para ler o código QR da carteira física e realizar uma etapa de validação biométrica diretamente pelo aparelho, por meio da câmera do telefone.

O processo envolve uma prova de vida para garantir a segurança da identificação. No momento da autenticação biométrica, o usuário deve fazer certos movimentos para a câmera, impedindo que o mecanismo possa ser fraudado com fotografias.

Motorista pode obter CNH Digital direto do celular sem ir ao Detran — Foto: Divulgação/Serpro

Motorista pode obter CNH Digital direto do celular sem ir ao Detran — Foto: Divulgação/Serpro

Após a validação, o usuário deve informar o número de telefone celular e definir uma senha de quatro dígitos para ativar a CNH Digital. O código será solicitado sempre ao acessar o documento no aplicativo, com ou sem Internet disponível.

CRLV Digital

Além da CNH, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito poderá carregar também uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). No entanto, ao contrário da carteira de habilitação, ainda são poucos os estados que aderiram ao documento digitalizado de veículo. Por enquanto, o CRLV Digital está disponível no Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rondônia. A lista atualizada de adoção do CRLV Digital está disponível no site do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/carteiradigital/adesoes).

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços
Downloads
Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Qual é o melhor app concorrente do Waze e 

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

Aneel aprova redução de até 37% em taxa extra cobrada na conta de luz

Consumidores pagam tarifa quando a produção nas hidrelétricas diminui e, por isso, é necessário acionar ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: