google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / NOTÍCIAS / Vídeo mostra chegada de suspeito homem-bomba a igreja alvo de ataque no Sri Lanka

Vídeo mostra chegada de suspeito homem-bomba a igreja alvo de ataque no Sri Lanka

Vídeo mostra suspeito em igreja de Negombo
Vídeo mostra suspeito em igreja de Negombo Foto: REUTERS TV / REUTERS

Imagens que circulam na imprensa do Sri Lanka e nas redes sociais flagram a movimentação de um homem suspeito de se explodir em meio à celebração do domingo de Páscoa na igreja de São Sebastião, na cidade de Negombo.

 

Ataques coordenados de pelo menos sete homens-bomba deixaram mais de 320 mortos e cerca de 500 feridos em igrejas e hotéis de luxo do país.

 

No vídeo, um homem com mochila nas costas passa por fiéis e entra na igreja de São Sebastião, com expressão facial séria e calma. Ele caminha ao lado dos bancos do centro religioso, lotados por centenas de pessoas que assistiam a cerimônia.

 

Momentos depois, não registrados pelas imagens, uma bomba explodiu no local. Foi o mais letal de todos os oito atentados de domingo no Sri Lanka, com mais de 50 mortos.

Sem apresentar evidências de seu envolvimento, o grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou responsabilidade pelos atentados no Sri Lanka, que nesta terça-feira prestou homenagem emocionada às vítimas. Entre os mortos estão pelo menos 45 crianças e adolescentes, incluindo um bebê de 18 meses, anunciou a ONU.

 

Os primeiros elementos da investigação revelam que dois irmãos cingaleses muçulmanos estavam entre os homens-bomba e tiveram um papel fundamental nos atentados. Fontes contaram à agência France Presse que os dois organizaram uma “célula terrorista familiar” e articularam os ataques.

 

O primeiro-ministro cingalês, Ruwan Wijewardene, afirmou nesta terça-feira que a matança fora “uma represália pelo ataque contra os muçulmanos de Christchurch”, cidade neozelandesa onde um supremacista branco matou a tiros 50 pessoas em duas mesquitas, em 15 de março.

 

Os 21 milhões de habitantes do Sri Lanka observaram três minutos de silêncio às 8h30, horário local da primeira explosão no domingo de Páscoa, ativada por um homem-bomba na igreja católica de Santo Antônio de Colombo. O governo decretou a terça-feira como dia de luto nacional: as bandeiras foram hasteadas a meio mastro nos edifícios públicos e a rádio e televisão transmitiram programas musicais.

 

Na igreja de Santo Antônio, dezenas de pessoas, com velas nas mãos, rezaram em silêncio, mas não conseguiram conter as lágrimas. Após os três minutos de silêncio, os fiéis retomaram a oração em voz alta. Quase 30 quilômetros ao norte da capital, em Negombo, na igreja de São Sebastião, os corpos de várias vítimas foram velados.

 

Entre as vítimas fatais estão pelo menos 39 estrangeiros, indicou uma fonte policial à AFP. As forças de segurança prosseguem com as investigações sobre os atentados, atribuídos pelo governo ao grupo islamita National Thowheeth Jama’ath (NTJ). Os investigadores buscam agora determinar se o NTJ teve um apoio logístico a partir do exterior. O grupo, relativamente desconhecido, foi relacionado no ano passado com atos de vandalismo contra estátuas budistas.

 

Veja Também

MAIS UMA NARRATIVA: Bolsonaro depõe hoje na sede da PF no inquérito sobre importunação a uma baleia Jubarte

A própria Prefeitura de São Sebastião no litoral paulista, divulga passeios para avistar animais marinho. ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: