google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / Justiça do Paraná manda prender José Dirceu; Defesa diz que ex-ministro vai se entregar

Justiça do Paraná manda prender José Dirceu; Defesa diz que ex-ministro vai se entregar

O juiz da 13ªVara Federal de Curitiba, Luiz Antonio Bonat, determinou na tarde desta quinta-feira a execução da pena de prisão do ex-ministro José Dirceu em sua segunda condenação no âmbito da Operação Lava-Jato.

No despacho, Bonat ordenou que Dirceu se entregue à Polícia Federal até 16h desta sexta-feira. O advogado Roberto Podval, que defende Dirceu, afirmou que o petista irá se entregar às autoridades.

A ordem de prisão foi expedida após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negar hoje, por unanimidade, pedido de Dirceu parae prescrição de pena. Em sua segunda condenação na Lava-Jato, os desembargadores decidiram por uma pena de 8 anos e dez meses de prisão.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), Dirceu é acusado de receber propina em um contrato superfaturado da Petrobras com a empresa Apolo Tubulars, fornecedora de tubos para a estatal, entre 2009 e 2012.

Parte dos valores, que chegaram a R$ 7, 1 milhões, foram repassados a Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, e parte a Dirceu. Para disfarçar o caminho do dinheiro, Dirceu e seu irmão usaram, segundo a denúnica, a empresa construtora Credencial para receber valor de cerca de R$ 700 mil, tendo o restante sido usado em despesas com o uso de aeronaves em mais de 100 vôos feitos pelo ex-ministro.

O irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, e os sócios da construtora Credencial, Eduardo Aparecido de Meira e Flávio Henrique de Oliveira Macedo, são réus na mesma ação penal e também tiveram os embargos declaratórios negados. Em defesa de Dirceu, advogados argumentaram, inclusive, o fato de o ex-ministro ter 70 anos de idade.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: