google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / Bolsonaro estuda indicar o filho Eduardo embaixador dos EUA

Bolsonaro estuda indicar o filho Eduardo embaixador dos EUA

Donald Trump, Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro durante a cúpula do G-20 no Japão

Donald Trump, Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro durante a cúpula do G-20 no Japão Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que cogita nomear o filho Eduardo Bolsonaro, o deputado federal pelo PSL-SP, como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

— Está no meu radar sim, é uma possibilidade — declarou Bolsonaro, em entrevista coletiva na saída da posse do novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.

O presidente afirmou que o anúncio oficial depende da legislação e que a decisão de renunciar ou não ao mandato como parlamentar caberá a Eduardo, que completou 35 anos na quarta-feira e preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

O deputado tem atuado como chanceler informal e articulador das relações internacionais do pai desde antes de sua posse na Presidência. Ele acompanhou o presidente em quase todas as viagens internacionais neste ano, incluindo para os Estados Unidos, Israel e Argentina.

A legislação brasileira estabelece que os chefes de missão diplomática permanente devem ser escolhidos entre os ministros de primeira ou segunda classe (em casos específicos) do Itamaraty, mas abre uma exceção. Também podem ocupar o posto brasileiros natos que não pertençam aos quadros do Ministério das Relações Exteriores e sejam maiores de 35 anos de idade, “de reconhecido mérito e com relevantes serviços prestados ao país”.

A possibilidade de nomear o filho 03 para comandar a Embaixada em Washington veio a público, portanto, um dia depois de o deputado preencher um dos requisitos para assumir o posto.

Donald Trump, Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro durante a cúpula do G-20 no Japão

Donald Trump, Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro durante a cúpula do G-20 no Japão Foto: Reprodução/Twitter

O deputado disse que não recebeu um convite formal para assumir a embaixada do Brasil em Washington. Mas assegurou que cumprirá essa missão, caso seja de fato o escolhido pelo pai.

— Não existe confirmação sobre essa questão, mas pode ter certeza que a função que o presidente me der eu vou cumprir, assim como estou cumprindo no Congresso ou busco cumprir na Creden (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara). Pode ter certeza que, se vier essa função, vou tentar desempenhá-la da melhor forma possível. Mas não existe confirmação — afirmou o parlamentar, que está em seu segundo mandato.

Desde a época da transição do governo, Eduardo Bolsonaro tem se dedicado a temas de política externa. No fim do ano passado, depois da eleição do pai, fez algumas viagens internacionais, sendo a principal delas para os Estados Unidos, onde ajudou a preparar o terreno para a viagem do presidente ao país, em março deste ano.

Até agora, o nome mais em alta para assumir o posto nos EUA era o de Nestor Forster, o encarregado de negócios da embaixada. Forster e Eduardo têm em comum o fato de serem seguidores do ideólogo de direita e guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho.

Na viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, Carvalho foi homenageado com um jantar na Embaixada do Brasil, ao qual compareceram expoentes do pensamento ultraconservador americano, incluindo Steve Bannon, estrategista da campanha à Presidência de Donald Trump. Bannon indicou Eduardo Bolsonaro como representante do seu Movimento da direita nacionalista na América Latina.

Em seu segundo mandato na Câmara, como presidente da Comissão de Relações Exteriores o deputado analisa projetos de lei, tratados internacionais e outras proposições referentes às áreas de defesa e de política externa, além de acompanhar e fiscalizar ações administrativas do Poder Executivo nessas áreas.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: