google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / MUNDO / Consumo de fast-food afeta fertilidade masculina, afirma pesquisa

Consumo de fast-food afeta fertilidade masculina, afirma pesquisa

A rotina é corrida e o tempo, quase sempre escasso. Ainda é preciso arranjar espaço para as refeições — e não é raro sucumbir às opções saborosas e acessíveis, como fast-foods e comidas processadas.

No entanto, além do alto teor de gordura e sódio, essas opções trazem efeitos ainda mais indesejáveis. Uma pesquisa da Universidade Harvard mostrou que o consumo desses alimentos prejudicam a fertilidade masculina.

O trabalho revelou, pela primeira vez, o impacto da nutrição nas dificuldades de se tornar pai. Quase 3.000 homens dinamarqueses participaram do processo, divididos entre quatro padrões de alimentação: o chamado ocidental, rico em carnes vermelhas e processadas, além de açúcares e gorduras, como fast-food; o prudente, com preferência por carnes brancas, frutos do mar, legumes, frutas e alimentos antioxidantes; o “smorrebrod”, baseado em um consumo ligeiramente mais saudável do que o ocidental, mas ainda rico em laticínios e condimentos; e, por fim, uma dieta vegetariana.

O estudo concluiu que a dieta prudente foi a mais benéfica para os homens, seguida pela vegetariana e smorrebrod. A ocidental produziu os piores resultados. Os pesquisadores também mostraram que as células produtoras de espermatozoides foram esgotadas nos homens jovens que consumiram junk food com frequência.

Acredita-se que não é possível recuperar estas células mortas pelo estresse oxidativo, o que tem implicações para a quantidade de espermatozoides que podem produzir a qualquer momento.

A pesquisa foi apresentada na conferência anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE, na sigla em inglês), em Viena, na Áustria. Maria Cecília Erthal, diretora-médica da Clínica Vida – Centro de Fertilidade, que esteve presente no evento, destaca que a comunidade científica tem se debruçado sobre os impactos na fertilidade humana.

A perspectiva comportamental introduziu novas hipóteses para as mudanças nas taxas de fertilidade, antes atribuídas à pílula anticoncepcional e à entrada das mulheres no mercado de trabalho.

— Cada vez mais a gente tenta vincular o comportamento do ser humano com as mudanças da fertilidade. Percebemos que houve mudanças nas taxas de gravidez vinculadas tanto à fertilidade masculina, quanto feminina — afirma Maria Cecília. — É um estudo muito robusto, dá muita credibilidade.

Quando a questão da fertilidade chamou atenção da pesquisa científica, vinculávamos às alterações das mulheres. Com o tempo, fomos percebendo que todos os homens também sofrem efeitos, embora mais tardiamente e não com tanta intensidade.

Má alimentação estimula crescimento de bactérias ruins

Ainda segundo a médica, os resultados do estudo estão muito relacionados aos probióticos. O consumo intenso de fast-foods, carboidratos e açúcares, no entanto, estimula o crescimento de bactérias que fazem mal ao nosso organismo na nossa flora intestinal, gerando uma reação inflamatória que prejudica as células produtoras de espermatozoides, no caso dos homens, e os óvulos, entre as mulheres.

— Uma saída é a alimentação saudável com fontes antioxidantes, com selênio, zinco, magnésio, vitamina A e vitamina C, nas frutas, verduras, legumes ou ômega 3 suplementar. São substâncias que encontramos em alimentos no nosso dia-a-dia. É importante para contrabalancear — sugere Maria Cecília.

No ano passado, uma pesquisa apresentada pela ESHRE também relacionou fertilidade com hábitos alimentares, mas entre o sexo feminino: foram 5.598 mulheres analisadas no Reino Unido, na Irlanda, na Nova Zelândia e na Austrália. O estudo constatou que o risco de infertilidade dobrava entre as que consumiam fast-foods. Já as que não têm o hábito de comer frutas viram o risco de não conseguir gerar um bebê subir de 8% para 12%.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

Veja Também

Justiça Federal condena Antônio Ais e Fabrícia Farias, donos da Braiscompany, a quase 150 anos de prisão

Justiça condenou o casal, que é dono da Braiscompany. Os dois são réus por aplicar ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: