google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / Prefeitura de João Pessoa proíbe Igreja de distribuir alimentos aos moradores de rua

Prefeitura de João Pessoa proíbe Igreja de distribuir alimentos aos moradores de rua

Integrantes da pastoral Nossa Senhora das Neves foram proibidos, na noite desta terça-feira (5), por guardas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de distribuir comidas a pessoas em situação de rua no bairro do Centro, em João Pessoa.

A intervenção foi autorizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

De acordo com os voluntários, a alegação da Sedurb para impedir a ação, foi a de manter a ordem no Centro da Capital e manter os moradores afastados por causa do turismo. Ainda de acordo com eles, a distribuição de alimentos no centro da cidade é realizado por pessoas ligadas a igreja há cerca de 5 anos.

Os voluntários distribuem sopa, sanduíche, copo de suco e café, além de água, todas as manhãs, para 350 moradores de rua, que dormem sob marquises e debaixo de viadutos da capital.

Em nota, a prefeitura confirmou a intervenção porém informou que às medidas  fortalecem a segurança alimentar de pessoas em situação em vulnerabilidade social, a exemplo da distribuição de sopas realizada por grupos como a Pastoral da Solidariedade da Arquidiocese e que a recomendação restringiu-se apenas à Praça João Pessoa.

Ainda na nota, a Prefeitura afirmou que no local foram encontradas armas brancas, objetos perfurantes e fogareiros que poderiam colocar em risco a integridade de quem circula na área.

Nota:

Sobre a ação preventiva realizada na noite de ontem (04/11), na Praça João Pessoa, a Prefeitura esclarece:

– A administração reforça o apoio às medidas que  fortalecem a segurança alimentar de pessoas em situação em vulnerabilidade social, a exemplo da distribuição de sopas realizada por grupos como a Pastoral da Solidariedade da Arquidiocese e de iniciativas municipais como as cozinhas comunitárias e os restaurantes populares.

– A recomendação feita excepcionalmente na última segunda-feira, no momento da distribuição da sopa, restringiu-se apenas à Praça João Pessoa, espaço onde foi realizada uma Operação da Guarda Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), depois de recorrentes denúncias de vandalismo, tráfico de drogas e de exploração sexual.

– No local, foram encontradas armas brancas, objetos perfurantes e fogareiros que poderiam colocar em risco a integridade de quem circula na área, cuja revitalização foi realizada pela atual gestão. Na manhã desta terça-feira (05), uma equipe já retomou os serviços de reparos e manutenção dos espaços recentemente degradados. 

– Em função das denúncias recebidas e do material apreendido, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) se reúne com a Pastoral, na próxima sexta-feira (08), para definir um novo espaço de doação, suspendendo apenas a Praça João Pessoa como ponto de distribuição. As demais áreas de entrega de sopa – como o entorno da Caixa Econômica Federal, Praça Dom Adauto e Rodoviária -, permanecem liberadas para a ação dos grupos da Igreja.

– A política de assistência social da Capital dispõe de 10 casas de acolhida (para adultos, idosos, famílias, inclusiva e para crianças e adolescentes). As pessoas em situação de rua têm acesso ao Centro Pop – onde podem comer, tomar banho e participar de atividades de reinserção e retomada dos vínculos familiares -, além do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), que também prestam atendimento às pessoas em condição de vulnerabilidade social.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Veja Também

TCE intima ex-prefeito de Sapé para explicar irregularidades de mais de R$ 2 milhões em contrato com empresa de limpeza urbana

O TCE já havia decidido imputar o débito ao ex-prefeito, atinente aos excessos de pagamentos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: