A Prefeitura Municipal de Bayeux, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Ambiental, adotará intensa ação de fiscalização com monitoramento técnico, objetivando preservar a reprodução de caranguejo, além de garantir continuidade da atividade econômica das comunidades que sobrevivem da cata e comercialização do crustáceo.

As equipes orientarão os catadores de caranguejo do município sobre os períodos de andada da espécie, orientando-os, inclusive, sobre a obtenção do seguro-defeso, que é o serviço que permite ao pescador profissional artesanal solicitar o benefício a que fazem jus pelo INSS.

“Adotaremos várias abordagens educativas para a população que vive à margem do manguezal, colônia de pescadores, bares e restaurantes, procurando conscientizar, não só os que vivem dessa atividade econômica, mas também os comerciantes e consumidores do crustáceo, para a importância desse trabalho de proteção do caranguejo durante a época de sua reprodução, contribuindo assim para a recomposição natural da fauna”, explicou o prefeito Berg Lima.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Leitão, desde sexta-feira, dia 10, até o dia 15 deste mês, estamos vivendo o primeiro período de defeso da espécie Ucibes Cordatus, conhecida popularmente como caranguejo-uçá.

“O segundo período será no mês subsequente. Portanto, sua captura, manutenção em cativeiro, transporte e comercialização, estão proibidas em todo o território nacional, conforme Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União. É a época em que os caranguejos saem de suas tocas e buscam o manguezal para acasalamento e liberação de ovos”, concluiu a secretária.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401