google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / Laboratórios farmacêuticos fazem recall de medicamentos para úlcera de estômago

Laboratórios farmacêuticos fazem recall de medicamentos para úlcera de estômago

A Anvisa alertou sobre a contaminação com uma substância com potencial cancerígeno em remédios com composto de ranitidina

A Anvisa alertou sobre a contaminação com uma substância com potencial cancerígeno em remédios com composto de ranitidina Foto: Hermes de Paula

Dois laboratórios farmacêuticos anunciaram o recolhimento de alguns lotes de medicamentos usados no tratamento de úlcera gástrica por conta de uma possível contaminação com substância de potencial cancerígeno.

O recall de remédios a base de ranitidina ocorre após uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa).

A Medley anunciou o recall de lotes de remédios ranitidina, que podem estar contaminados com N-nitrosodimetilamina (NDMA). Em dezembro do ano passado, o laboratório Aché também recolheu medicamentos Label xarope e comprimido com este composto.

A Anvisa recomendou “fortemente” que as empresas reavaliem os métodos de processamento para evitar a contaminação. Em setembro do ano passado, a agência suspendeu a importação de ranitidina fabricada por um laboratório indiano por conta da detecção de N-nitrosodimetilamina (NDMA) na composição.

A NDMA é uma molécula do grupo das nitrosaminas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), elas são impurezas que, a longo prazo, podem aumentar o risco de câncer.

A Anvisa pediu que empresas adotem medidas de precaução para a produção de medicamentos livres desta contaminação. Segundo a Anvisa, a suspensão de remédios contaminados com NDMA é uma medida preventiva, porque estudos em animais classificaram a molécula como um potencial agente cancerígeno.

A Medley, unidade de negócios de genéricos no Brasil do laboratório francês Sanofi, faz o recolhimento voluntário de Ranitidina 150mg e 300mg. A empresa recomendou que os pacientes entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa pelo telefone 0800-729-8000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Aché Laboratórios Farmacêuticos informou que segue rigorosamente todas as solicitações da Anvisa, inclusive a recomendação sobre o controle das nitrosaminas, e acompanha continuamente as discussões internacionais e nacionais sobre o tema, reiterando o seu compromisso com a qualidade, a eficácia e a segurança dos seus produtos e assegurando que todas as especificações sanitárias e de qualidade estejam de acordo com os registros e bulas de seus produtos.

Em dezembro de 2019, a companhia protocolou preventivamente, junto à Anvisa, o recolhimento voluntário dos produtos Label comprimidos, Label xarope e seus respectivos genéricos de cloridrato de ranitidina.

Para esclarecimentos de dúvidas, a companhia coloca à disposição a Central de Atendimento a Clientes (CAC) por meio do telefone 0800-701-6900 ou do e-mail: cac@ache.com.br.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Veja Também

GOVERNO LULA: Desemprego sobe a 7,8% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, houve alta de 0,3 ponto percentual na desocupação, que ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: