Muitos brasileiros tiveram suas contas poupanças digitais bloqueadas. Isso aconteceu pelas suspeitas de fraude.

Agora, a Caixa Econômica Federal (CEF), resolveu divulgar um calendário com as datas para que os beneficiários compareçam até uma agência e efetuem o desbloqueio.

Caixa libera calendário para desbloquear conta poupança digital; confira!
Caixa libera calendário para desbloquear conta poupança digital; confira! (FOTO: Montagem FDR.com.br)

A medida foi tomada para que as filas sejam evitadas, uma vez que muitas pessoas tentaram resolver a situação indo até o banco.

Vale lembrar que os bloqueios aconteceram não apenas por suspeita de fraude, mas também por divergências nas contas. Segundo o banco, em 51% dos bloqueios o motivo era a suposta irregularidade.

Para deixar tudo em ordem, o beneficiário precisa ir até uma agência, munido de um documento de identificação. Mas é preciso seguir a ordem do calendário divulgado.

Calendário para regularizar contas suspeitas de fraude.

  • Janeiro, fevereiro e março: até 24 de julho;
  • Abril e maio: 27 a 31 de julho
  • Junho e julho: 03 a 07 de agosto
  • Agosto, setembro e outubro: 10 a 14 de agosto
  • Novembro e dezembro: 17 a 21 de agosto

Problemas no Caixa Tem

Desde a semana passada, milhares de brasileiros receberam uma mensagem em seu aplicativo Caixa Tem, nela aparecia o seguinte: “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”.

Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, o calendário serve para todos que têm algum problema no Caixa Tem. Além disso, os preferenciais no atendimento, serão aqueles que receberam o auxílio emergencial ainda na fase 1.

Problemas com a documentação

Como citamos, os problemas com fraude somam 51% das contas bloqueadas, mas existem os 49% que são aqueles que estão com algum problema com a documentação.

Esse grupo, com inconsistência na documentação, pode resolver sua pendência através do próprio aplicativo. Em resumo, não há a necessidade de se deslocar até uma agência da Caixa.

Para isso, basta acessar o app e ir até a opção “Liberar Acesso”, nela, vai aparecer o que falta para regularizar sua conta.

O sistema irá pedir que envie a documentação via whatsapp e vai lhe enviar um link. Clique nele e escreva a palavra cadastro. Pronto, agora basta mandar o que é solicitado e o sua conta será desbloqueada.