As redes nacionais de saúde administraram 103,8 milhões de vacinas contra a Covid-19 em todo o mundo, número que já ultrapassa os 103,3 milhões de casos registrados da doença no planeta, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelos Ministérios da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na maioria dos casos, duas doses da mesma vacina são necessárias para ser totalmente imunizado, portanto, o número não significa que mais de 100 milhões de pessoas já foram vacinadas (estima-se que apenas cerca de 11 milhões receberam todas as doses).

Os Estados Unidos são o país que mais administrou doses (32 milhões), seguidos da China (24 milhões), da União Europeia (13,5 milhões) e do Reino Unido (10 milhões).

Em números relativos, Israel é o único país do mundo onde mais da metade de sua população recebeu pelo menos uma dose da vacina (58%), seguido pelos Emirados Árabes Unidos (34%) e Seychelles (31%) e novamente o Reino Unido (15%), sempre de acordo com dados dos Ministérios da Saúde.

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha (IFRC, na sigla em inglês) advertiu hoje que 70% das vacinas administradas até agora foram utilizadas nos 50 países mais ricos, enquanto nos 50 mais pobres esta porcentagem é de apenas 0,1%. EFE