google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / MUNDO / PRODUÇÃO BRASILEIRA: Fiocruz entrega mais 2,2 milhões de doses e inicia fabricação de vacina com IFA nacional

PRODUÇÃO BRASILEIRA: Fiocruz entrega mais 2,2 milhões de doses e inicia fabricação de vacina com IFA nacional

Serão produzidos dois lotes de pré-validação e três de validação com o IFA nacional, que passarão por testes de controle de qualidade em Bio-Manguinhos e comparabilidade junto à AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), alcançou 80,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a entrega de aproximadamente 2,2 milhões de doses nesta sexta-feira (30).

Desse total, 76,4 milhões foram processadas na Fiocruz e 4 milhões foram importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. Além disso, foi iniciada a fabricação do primeiro lote de pré-validação da vacina covid-19 com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido em Bio-Manguinhos.


Os lotes encontram-se na fase de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo, para posteriormente serem infectadas com o vírus, receberem o tratamento enzimático e, com isso, seguirem para as demais etapas. Serão produzidos dois lotes de pré-validação e três de validação, que passarão por testes de controle de qualidade em Bio-Manguinhos e comparabilidade junto à AstraZeneca.

Também serão enviadas à Anvisa as documentações necessárias para solicitar a alteração no registro da vacina, incluindo o novo local de fabricação do IFA, condição necessária para entrega do produto ao PNI.

A previsão é que as doses 100% nacionais comecem a ser entregues no último trimestre do ano, trazendo autossuficiência para o país. Antes mesmo da disponibilização dessas vacinas, as entregas que a Fundação realiza com o IFA importado, de forma ininterrupta há 20 semanas, foram utilizadas em aproximadamente metade das pessoas que já foram imunizadas no Brasil.


Nova linha de processamento final de vacinas

Bio-Manguinhos permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do IFA importado e segue negociando o envio de novas remessas do insumo para o mês de agosto. A produção, que chegou a bater, nesta semana, 1.165.000 milhão de doses processadas em um só dia, segue com a perspectiva de ampliação de sua capacidade com a instalação de uma terceira linha de processamento final de vacinas.


DOU)Nesta sexta-feira, Bio-Manguinhos concluiu, com resultado satisfatório, a inspeção regulatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obtenção das condições técnico-operacionais (CTO) da nova linha de processamento. A formalização do resultado ocorrerá após a elaboração do relatório pela Anvisa e sua publicação no “Diário Oficial da União” (DOU). No espaço poderão ser envasadas até 225 mil doses do imunizante.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

URGENTE: Homem tenta se aproximar de Bolsonaro com faca e é preso (veja o vídeo)

Ontem, terça-feira (05), na Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: