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Banco Central cria sistema para cliente saber se tem dinheiro a receber em bancos; veja como consultar

Nova ferramenta do Banco Central permitirá a devolução de cerca de R$ 8 bilhões para cidadãos e empresas que, em sua maioria, não fazem ideia que têm o dinheiro

Dinheiro

O Banco Central divulgou nessa segunda (24) uma nova ferramenta que permitirá a devolução de cerca de R$ 8 bilhões para cidadãos e empresas que, em sua maioria, não fazem ideia que têm o dinheiro.

São valores de contas-correntes ou poupanças encerradas ainda com saldo disponível, tarifas ou parcelas cobradas indevidamente por bancos, cotas ou sobras de pessoas que participaram de cooperativas de créditos e recursos de grupos de consórcios que não foram procurados pelos donos.

O dinheiro é devolvido em 12 dias úteis. 

Veja como consultar se possui dinheiro esquecido no banco para receber.

Para consultar se há saldo disponível a ser resgatado, acesse o portal de Valores a Receber do Banco Central (clique aqui) Alguns usuários relataram instabilidade no site desde que o anúncio da liberação foi feito. Caso consiga acessá-lo, o passo a passo é o seguinte:

– Clique em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”
– Clique em “Iniciar consulta”
– Insira seu CPF ou CNPJ de sua empresa
– Transcreva os caracteres para provar que você é humano
– Se não tiver nada a receber, aparecerá a mensagem “Atualmente, você não possui valores a receber”
– Se existe dinheiro a ser liberado, aparecerá “Consulta realizada com sucesso! Para saber mais detalhes dos valores a receber, acesse o Registrato”

Como resgatar


Para resgatar os valores, é necessário logar no sistema Registrato (neste link), do Banco Central, ou na conta no portal gov.br:

– Clique em “Acessar Registrato” após checar se há valores a receber ou acesse o sistema de login do serviço
– Escolha a opção de entrar pela sua conta gov.br ou login Registrato
– Ao passar o cursor em cada uma das opções, é possível visualizar a opção de cadastro
– Para acessar o saldo na plataforma do governo federal, além do cadastro com informações pessoais, é preciso ter um login nível prata ou ouro (oferecidos a quem já integrou a conta de seu banco à plataforma do governo ou registrou biometria facial no aplicativo Meu Gov.br)
– Para resgatar os valores via Registrato, sem a necessidade de logar na plataforma do governo, acesse a página de cadastro do serviço. É possível se cadastrar via aplicativo, internet banking ou baixando um certificado digital de segurança. A etapa é necessária para transferir os valores resgatados para a conta do titular do CPF

O método mais simples é por meio do acesso ao Registrato no aplicativo do banco do titular. Veja os caminhos no aplicativo de cada banco disponível:

Banco do Brasil (Clique em: Menu > Serviços >Registrato)
Bradesco (Clique em: Registrato)
Caixa Econômica (Clique em: Senhas e Configurações > Registrato Banco Central)
Itaú (Clique em: Serviços > Registrato Banco Central)
Santander (Clique em: APP SANTANDER > Santander ON > Meu momento > Bacen Auto Credenciamento Registrato)
Sicoob (Clique em: APP SICOOB > Serviços > Registrato Banco Central)
Sicredi (Clique em: Sicredi X > Registrato)

Dinheiro é devolvido em 12 dias úteis


Para receber os valores, o cliente deve escolher a opção em que solicita ao banco a devolução do dinheiro via Pix. O pagamento deve acontecer em 12 dias úteis. Caso o banco não tenha aderido ao pagamento via Pix, a instituição pode fazer a transferência via DOC ou TED no mesmo prazo.


Bancos que não aderiram ao acordo de pagamento com o Banco Central podem oferecer exclusivamente a opção “Solicitar via instituição”, em que o cliente deve solicitar o pagamento diretamente ao banco.

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