google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / TODOS CONTRA BOLSONARO: Lula faz “jantar de frente ampla” com senadores, governadores, deputados da oposição em Brasília

TODOS CONTRA BOLSONARO: Lula faz “jantar de frente ampla” com senadores, governadores, deputados da oposição em Brasília

Com a oficialização da indicação de Geraldo Alckmin (PSB) para o cargo de vice na chapa do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje por Brasília uma sequência de viagens para discutir alianças e palanques estaduais.

Os eventos também servirão para responder às críticas internas de que Lula está demorando a sair pelo país em campanha e de que só “fala para convertidos”. 

O petista tem nesta noite um jantar com um grupo de senadores que o apoiam em vários partidos. Estarão presentes de Renan Calheiros (MDB-AL), a Omar Aziz (PSD-AM), Acir Gurcacz (PDT-PR) e Katia Abreu (PP-TO).

Embora sejam quase todos de oposição a Bolsonaro, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), diz que é um encontro “de frente ampla”. 

“Será um jantar simbólico, de frente ampla para derrotar Bolsonaro”, diz ele, que tem colaborado nas discussões para a montagem da estratégia de campanha de Lula. 

Haverá, porém, uma ampla maioria de emedebistas no evento, que será na na casa do ex-senador Eunício Oliveira: Veneziano Vital do Rego, que disputa o governo da Paraíba em aliança com o PT, Jackson Barreto, de Sergipe, e Marcelo Castro do Piauí estão entre eles. Senadores do PT também vão. 

A romaria lulista deverá servir como alento para setores do PT e de siglas aliadas que manifestavam preocupação diante de sinais de “letargia” na campanha do PT, como mostrou o blog. 

Um dos aliados de Lula confirmou à equipe da coluna que, em reunião com a cúpula do partido na última quinta-feira, houve consenso de que o petista deveria iniciar o quanto antes as viagens pelo Brasil e acertar o tom de suas declarações públicas, convergindo para o centro. 

Depois de Brasília, onde ainda vai receber uma homenagem de povos indígenas, Lula vai a Belo Horizonte para conversar com o prefeito Alexandre Kalil, do PSD, que vai disputar a eleição contra o governador Romeu Zema, do Novo. 

Segundo conselheiros do ex-presidente, Lula ainda vai a sete estados até o final de maio: além do Distrito Federal e de Minas Gerais, ele participará de eventos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Pará e Amazonas. Datas ainda não foram determinadas e os roteiros ainda não foram detalhados. 

Mas a ideia, segundo estes mesmos aliados, é que Lula comece a correr o país o quanto antes. No rol de estados estão dois dos principais colégios eleitorais do país, Minas e São Paulo, além de um estado histórico para o PT, Rio Grande do Sul. Chama atenção, por sua vez, Santa Catarina, que conferiu 66% dos votos a Jair Bolsonaro em 2018. 

Chama atenção que na lista, considerada preliminar, não figurem estados do Nordeste, onde o PT historicamente detém larga margem sobre adversários. 

Um petista com relação de longa data com Lula e que deverá integrar a campanha presidencial em uma posição de destaque afirmou que o ex-presidente deverá visitar a região em breve, mas chamou atenção para a importância estratégica de estados onde o jogo ainda não está ganho. 

Assim, Lula pretende chegar ao evento de lançamento de sua pré-candidatura com Alckmin, no dia 30 de abril, no Anhembi, com a sola do sapato gasta.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

URGENTE: Homem tenta se aproximar de Bolsonaro com faca e é preso (veja o vídeo)

Ontem, terça-feira (05), na Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: