google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / Lascou: Kim Kataguiri, que não tem ensino superior, é relator da PEC 206 que quer cobrar mensalidade das universidades

Lascou: Kim Kataguiri, que não tem ensino superior, é relator da PEC 206 que quer cobrar mensalidade das universidades

Lascou: Kim Kataguiri, que não tem ensino superior, é relator da PEC 206 que quer cobrar mensalidade das universidades

Em meio às discussões sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que estabelece cobrança de mensalidade nas universidades públicas, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) sofreu críticas por conta do seu grau de escolaridade. No site oficial da Câmara dos Deputados, está registrado que o deputado não possui ensino superior completo.

O nome do político, que é o relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, chegou aos trending topics do Twitter. Ao rebater o tuíte de um jornalista, Kataguiri afirmou que não ter o ensino superior completo não interfere na sua capacidade de discutir a PEC.

Veja:

A proposta

A matéria, de autoria do deputado General Peternelli (União-SP), altera a redação dos artigos 206 e 207 da Constituição Federal para permitir que instituições de ensino superior públicas sejam capazes de cobrar mensalidade de estudantes admitidos.

De acordo com a proposta, os recursos provenientes das cobranças seriam destinados ao custeio das instituições. A medida não abrangeria alunos que são “economicamente desfavorecidos”, conforme propõe o autor. A PEC tem o número de assinaturas de apoio necessário e não foram apresentadas emendas à redação.

Em seu parecer, Kataguiri afirma que a PEC “não fere direitos e garantias individuais”. “Primeiramente, é preciso lembrar que a educação é direito social, e não individual. Direito social não é cláusula pétrea, nem faria sentido que fosse, porque, constituindo os direitos sociais prestações positivas do Estado, é natural que eles sejam modificados e adaptados conforme a situação econômica e social do país se altere”, argumenta.

O deputado se pronunciou novamente nas redes sociais na tarde desta terça (24/5) por conta da PEC.

Confira:

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

Paraíba tem quase 800 casos de síndrome respiratória aguda, aponta boletim da Saúde

A Paraíba tem 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: