google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / VÍDEO: Em protesto pacífico, mães pedem retorno do Pronto Atendimento Pediátrico no HUJB de Cajazeiras

VÍDEO: Em protesto pacífico, mães pedem retorno do Pronto Atendimento Pediátrico no HUJB de Cajazeiras

Com cartazes e carro de som, manifestantes pediram sensibilidade da UFCG e da Ebserh, responsáveis pela administração do Hospital Universitário, as demandas pediátricas dos municípios que compõem a região de Cajazeiras

Na tarde desta terça-feira (05), um grupo de mães realizou um protesto pacífico próximo ao Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), com o objetivo de reivindicar o retorno do Pronto Atendimento Pediátrico da unidade hospitalar de Cajazeiras. O manifesto contou a adesão da sociedade civil e profissionais liberais do município.

Com cartazes e carro de som nas ruas, manifestantes pediram sensibilidade da Universidade Federal de Campina Grande e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela administração do Hospital Universitário, as demandas pediátricas dos municípios que compõem a região de Cajazeiras, que até então eram atendidas pelo hospital. O ato se concentrou na rotatória do Cemitério Nossa Senhora Aparecida, próximo do HUJB.

‘’A gente quer lutar porque ninguém aguenta mais. Quem passou na pele de ir na UPA e depois ir para o HUJB, ficar protelando o atendimento, é uma burocracia. A gente está se sentindo abandonada. A gente faz o pedido que voltem o atendimento que já tinha. A gente pede que volte o que já tinha, que era o atendimento’’, desabafou Priscila Oliveira, mãe de uma criança que precisou de atendimento médico no HUJB.

‘’Eu como mãe de três crianças me sinto na obrigação de cobrar os nossos direitos. Eu acho inadmissível esperar que crianças morram para ter atendimento. Queremos o HUJB de portas abertas. Eu acho inadmissível as crianças serem atendidas na UPA sendo que temos um hospital infantil’’, criticou a influencer.

‘’As mães de Cajazeiras e da região não aceitam essa decisão da gestão do HUJB de fechar as portas para nossas crianças’’, disse a profissional que acompanha a situação de diversas mães sertanejas.

Em protesto pacífico, mães pedem retorno do Pronto Atendimento Pediátrico no HUJB de Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

O QUE DIZ O HUJB

Em nota, o Hospital Universitário Júlio Bandeira/EBSERH – UFCG, disse que toda manifestação pacífica é protegida pela Constituição Federal sendo direito garantido não apenas no Brasil, como em Tratados Internacionais e ressaltou que a Rede de Atenção à Saúde da Macrorregião de Cajazeiras está sendo organizada com apoio das Prefeituras Municipais e do Estado da Paraíba na seguinte estruturação:

  1. Na Atenção Primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde (casos de menor gravidade);
  2. A UPA de Cajazeiras, nos atendimentos de saúde de complexidade intermediária
  3.  Cabendo o HUJB-UFCG/EBSERH na referência para casos graves que necessitam de internações hospitalares.

”Desta forma, a assistência Pediátrica está organizada em três ambientes adequados de acordo com suas características, neste cenário epidemiológico, com várias doenças sazonais em circulação.
Destacamos, ainda, que no último dia 11 de maio de 2022, às 14h, tivemos a audiência com o Ministério Público Federal, em que participaram as representações do HUJB, da Secretaria Municipal de Saúde, da UPA – PB e do Hospital Regional de Cajazeiras para discutir e referendar este novo fluxo de atendimento Pediátrico na região de Cajazeiras”, diz trecho da nota.

NOTA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

NOTA OFICIAL DO HUJB

Paraíba em Minuto com DIÁRIO DO SERTÃO

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

ADESÃO DE PESO: PC do B fecha com Tacyana Leitão em Bayeux

Nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro de 2024, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: