O Homem-Morcego ganhará um logo para a data, gibis especiais, exposições e filme; confira
A bem-sucedida trajetória do Homem-Morcego conseguiu torná-lo um ícone universal, tão facilmentereconhecido em qualquer parte do planeta quanto Papai Noel. Para milhões de fãs, a façanha é, contudo, ainda maior, alcançando o posto de produto cultural multimídia e mito moderno. Tudo começou no fim de abril de 1939, quando foi publicada ‘The case of the Chemical Syndicate’, a primeira história do então chamado Bat-Man.
Desenhada pelo jovem Bob Kane e escrita pelo parceiro oculto dele, Bill Finger, a primeira de inúmeras aventuras acaba com a morte do vilão em um túnel de ácido. Uma origem violenta que foi anulada e revivida nos anos seguintes. Um ano depois da estreia, Batman ganhou revista própria, já acompanhado do parceiro mirim Robin e dos primeiros membros da ampla galeria de inimigos famosos, como o pior deles, Coringa, e a sua eterna paixão, Mulher-Gato.
Assista ao trailer do filme ‘Batman – O cavaleiro das trevas ressurge‘
De lá para cá, uma obra coletiva de centenas de artistas em torno de Batman criou um vasto universo de lugares fictícios, figuras amigas e rivais do protagonista e uma penca de símbolos que despertam a curiosidade de leigos e estudiosos. Nessa lucrativa seara, estão desde o Batmóvel, carro mais conhecido da cultura pop, a expressões como dupla dinâmica.
Para celebrar três quartos de século do Cavaleiro das Trevas, também conhecido como “o maior detetive do mundo” e “campeão de Gotham”, a DC/Warner anunciou com pompa a abertura do Ano do Morcego no fim de março, com um site comemorativo um perfil no Facebook, que recebeu 12 milhões de curtidas apenas na primeira semana. Enquanto não chega à telona o primeiro encontro em blockbusters de Superman e Batman, agora na pele polêmica de Ben Affleck (previsto para estrear no verão americano de 2016), dá-lhe animações, games e gibis especiais.
Confira o trailer do clássico Batman (1989), de Tim Burton