São Paulo – Um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, o carioca Alfredo da Rocha Vianna Filho foi homenageado hoje pelo Google. Mais conhecido como Pixinguinha, ele virou tema do doodle que estampa a página inicial do site de busca.
Pixinguinha nasceu em 23 de abril de 1897 no bairro de Piedade, na zona norte do Rio. “A rua não posso precisar. O número da casa nimguém sabe ao certo. Só vendo o registro de batismo feito na Igreja de Santana”, afirmou ele em depoimento ao Museu da Imagem e do Som.
De acordo com o relato do músico, o apelido Pixinguinha derivaria de Pizindim – nome pelo qual a avó o chamava na infância e que, num dialeto africano, significaria “menino bom”.
Composições
Entre as principais composições do flautista e saxofonista, estão os choros “Carinhoso” e “Lamento” e a valsa “Rosa”. As duas primeiras músicas foram lançadas em 1928, enquanto a última saiu em 1917.
Pixinguinha morreu no Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 1973. Por seu papel fundamental na consolidação do gênero musical, na data de hoje é comemorado desde o ano 2000 o Dia Nacional do Choro.
Fonte: Exame.com.br
O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…
Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…
Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…
Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…
Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…
A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…