Home / ENTRETENIMENTO / Dia da Dança é comemorado com apresentações gratuitas na Paraíba

Dia da Dança é comemorado com apresentações gratuitas na Paraíba

 

Companhias de João Pessoa vão exibir trabalho no Ponto de Cem Réis.
Estilos vão do neoclássico ao balé popular.

Cenário Cia de Dança apresenta espetáculo “A deusa que há em mim” (Foto: Arquivo/Cenário Cia. de Dança)
Cenário Cia de Dança apresenta espetáculo “A deusa que há em mim” (Foto: Arquivo/Cenário Cia. de Dança)

Quatro companhias de dança de João Pessoa vão fazer uma homenagem ao Dia Mundial da Dança com uma série de apresentações nesta terça-feira (29), às 17h30, no Ponto de Cem Réis. O evento é  gratuito e mistura estilos como o contemporâneo, neoclássico e o balé popular. A atividade é promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural (Funjope).

A programação vai ser aberta pelo Balé Popular da Universidade Federal da Paraíba, com o espetáculo ‘Leoas e luas’. Seguem-se a Cenário Cia. de Dança, com ‘A deusa que há em mim’, o Coletivo Tranz, com a performance ‘Santuário’, e por último, a Contexto, com ‘Cabeça de Lagartixa’. A qualidade técnica dos grupos foi destacada pelo responsável pela Divisão de Dança da Funjope, Maurício Germano, “todos os grupos se consolidaram dentro do cenário artístico da cidade e se destacam por exibir um bom nível técnico”.

Balé Popular da UFPB abre a série de apresentações (Foto: Maurício Germano)
Balé Popular da UFPB abre a série de apresentações (Foto: Maurício Germano)

Veja a programação:

17h30: Balé Popular da UFPB, com
‘Loas e Luas’

Livre adaptação dos festejos populares das cidades paraibanas, é uma recriação dos autos populares. O espetáculo resgata os folguedos folclóricos, unindo técnicas da dança contemporânea, teatro e elementos circenses. Um universo que representa as crenças de cura, o pastoril, o xaxado e o maracatu.

18h: Cenário Cia. de Dança, com ‘A deusa que há em mim’

O espetáculo é baseado no livro “As deusas e a mulher – Nova psicologia das mulheres”, de Jean Shinoda Bolen, e traz uma visão feminina da sua existência no tempo.

18h30: Coletivo Tanz, com ‘Santuário’
O santuário é um rito executado por artistas de teatro que, a partir, de gestos e jogos, buscam a sua identidade pela via da dança teatral urbana.

19h: Contexto Cia. de Dança, Cabeça de Lagartixa (‘Um outro olhar sobre mim’)
A performance busca transformar imagens estáticas em dança e texto e crítica em movimento. Os dançarinos exploram as possibilidades de interação com o seu reflexo no palco. Dez imagens do fotógrafo paraibano Ricardo Peixoto compõem a cenografia.

 

Fonte: G1 PB

Sobre Hudson Almeida

Veja Também

Cantor Louro Santos morre aos 49 anos por complicações da Covid-19; famosos lamentam

Louro Santos estava internado em hospital particular de Recife Foto: Reprodução/Instagram O cantor Lourisval Oliveira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.