Categories: BRASIL

GOLPE EM POÁ CAI: Após liminar, Testinha volta ao cargo de prefeito em Poá

Ele havia sido cassado pela Câmara Municipal pela 2ª vez em 2014. 

Posse será Às 11h desta sexta-feira no Paço Municipal.

Do G1

Tomará posse na Prefeitura de Poá na manhã desta sexta-feira (22) o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha (SSD). Cassado pela Câmara, ele foi beneficiado por uma liminar da Justiça que o reconduziu ao cargo no fim da tarde quinta-feira. Esta foi a segunda vez que Testinha perdeu o cargo em 2014.  A cassação havia sido aprovada no dia 15 de agosto, em uma sessão extraordinária na Câmara de Poá. Ele acabou ficando três dias afastado do Executivo.

A cerimônia de posse será realizada às 11h. “A liminar determina que o prefeito seja reconduzido ao cargo enquando se analisa o processo, que vai seguir no Judiciário. A Câmara foi comunicada também ainda no fim da tarde de ontem”, explica Cristiano Vilela, advogado do prefeito. O G1 pediu e aguarda um posicionamento da Câmara sobre a decisão.

Os vereadores votaram pela cassação do mandato após a leitura do relatório final de uma comissão processante, que apontou falhas no processo de licitação da obra da Praça da Juventude. Essas falhas teriam causado prejuízo aos cofres públicos. De acordo com a assessoria da Câmara de Vereadores de Poá, um pagamento indevido no valor de R$ 216 mil foi realizado sem a conclusão dos trabalhos por parte da empresa vencedora da licitação. Além disso, de acordo com a Câmara, o valor não foi devolvido aos cofres públicos.

Segundo a Câmara, o prefeito alegou que os erros não partiram dele, mas de funcionários da prefeitura. Mesmo assim, os vereadores alegaram que o prefeito não teria tomado providência para a apuração de responsabilidade através de sindicância.

Prefeito Testinha (Foto: Reprodução/TV Diario)Prefeito Testinha pode recorrer da decisão. (Foto: Reprodução/TV Diario)

Primeira cassação
Essa é a segunda vez que o prefeito é cassado em um período de dois meses. A primeira cassação do mandato aconteceu em junho, quando um processo contra o prefeito foi instaurado depois que uma denúncia chegou à Câmara Municipal de Poá. A acusação era de que o chefe do Executivo, por meio de um decreto, aumentou a taxa de coleta do lixo em mais de 60%. O que vai contra à Lei Orgânica do município.

Neste caso, o prefeito ficou no cargo sob liminar, segundo a Câmara dos Vereadores, o Tribunal de Justiça de São Paulo ainda não julgou o mérito da ação, na época, o desembargador avaliou que o processo requeria uma análise mais detalhada.

Hudson Almeida

Share
Published by
Hudson Almeida
Tags: BRASIL

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

7 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

7 meses ago