Categories: ENTRETENIMENTO

Espetáculo de dança ‘Lebenswelt’ é apresentado em João Pessoa

Grupo de dança comemora 10 anos de atuação.

Evento conta com uma exposição de Rafael Passos.

Espetáculo ‘Lebenswelt’ é da Paralelo (Foto: Rafael Passos/Divulgação)

O espetáculo “Lebenswelt”, da Paralelo Cia. De Dança, estreia em João Pessoa com duas apresentações gratuitas no Espaço Paralelo, localizado na Rua Maciel Pinheiro, no bairro do Varadouro. O local tem um limite de 50 pessoas por sessão. As apresentações vão acontecer nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), sempre às 20h.

O evento ainda conta com uma exposição fotográfica de Rafael Passos, em registros da intervenção urbana Experimento Pina. Cada foto vai ser comercializada por R$ 100.

“O trabalho parte da seguinte colocação: meu corpo não se comunica com o ambiente onde ele está. A questão reside em criticar essa sentença pensado que, se o corpo se fecha e não troca, não gera influência, então morre. Ou, se ele vive, se violenta diariamente para se comunicar em detrimento de um conjunto social. E é sobre esta proposição que reside o nosso pensamento de dança em Lebenswelt. Nós criticamos o processo de construção coreográfica e composicional realizados por outras Companhias na Paraíba. Para tanto, tivemos que olhar para os nossos processos em dança, desde 2004, para avaliarmos como vamos seguir daqui por diante, implementando mais dez anos, quem sabe, de trabalhos em dança”, explica a intérprete criadora Joyce Barbosa.

“Lebenswelt” vem sendo construído desde 2011, através de leituras e pesquisas em sala de aula, e durante as apresentações do Experimento Pina. O novo espetáculo é um trabalho sobre memória e faz parte de um conjunto de três ações que a Paralelo Cia. de Dança planejou para este ano comemorativo dos 10 anos do grupo.

O espetáculo possui direção, coreografia e trilha sonora coletiva da Paralelo Cia. de Dança, trazendo em cena as intérpretes criadoras Aretha Paiva, Joyce Barbosa e Lília Maranhão. O design e a execução da luz são de Fabiano Diniz, e o espetáculo ainda conta com as contribuições de Theo Oliveira e de Ana Rizek, Professora na Escola de Dança em São Paulo.

Hudson Almeida

Share
Published by
Hudson Almeida

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

7 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

7 meses ago