Categories: ESPORTE

Paraíba e mais 14 estados receberão Centros de Treinamento da CBF

Quinze estados ganharão centros de treinamentos para categoria de base bancados com dinheiro do legado da Copa do Mundo de 2014. Entre eles, a Paraíba.

Folha apurou que a CBF tem uma verba de R$ 250 milhões para a construção dos 15 CTs, projeto que foi anunciado nesta segunda-feira (27), na sede da entidade no Rio, durante um encontro de treinadores da base dos 40 principais times das Séries A e B do Brasileiro.

dinheiro faz parte do orçamento de legado da Copa e já estava na previsão de gastos da Fifa no país.

Ricardo Teixeira, presidente que renunciou em 2012 após escândalos de corrupção na Fifa, da qual era membro do comitê executivo, havia prometido aos Estados que não receberam jogos da Copa compensações por não estarem entre os 12 finalistas, e a atual gestão optou pela construção dos CTs de base.

Os Estados do Acre, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo e Santa Catarina, receberão CTs que custarão cada um, em média, R$ 15 milhões e terão como prioridade a utilização também por crianças carentes a partir dos 7 anos (esta uma exigência da Fifa). Meninas também poderão utilizar as instalações, e faz parte da tentativa da CBF em fortalecer o futebol feminino no país, que nunca conquistou um título relevante.

A CBF bancará os recursos, mas a gestão será das federações locais. Em alguns locais, como em Teresina, no Piauí, há até o projeto de utilizar parte da verba para a construção de um pequeno estádio, que possa receber jogos de times de base.

No planejamento traçado pela CBF, serão em torno de 720 atletas em cada CT, totalizando 10,8 mil jovens participantes da formação. Para Alexandre Gallo, coordenador da base da CBF, o foco será com os jogadores menores de 14 anos.

A CBF já enviou ao governo federal projeto para incluir na Lei Pelé a possibilidade de jovens com menos de 14 anos poderem ter vínculo com clubes ou entidades, o que hoje a legislação trabalhista não permite. Na avaliação da CBF, essa é uma das desvantagens do Brasil na formação de atletas, que começa mais tarde do que em outros países, como Alemanha e Argentina.

Fonte: Wscom / Bayeuxjovem

Hudson Almeida

Share
Published by
Hudson Almeida

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

4 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

7 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

7 meses ago