Categories: PARAÍBA

Romaria da Penha reúne milhares de pessoas em João Pessoa

Segundo a Arquidiocese da Paraíba, cerca de 400 mil participaram do evento.

Caminhada começou na noite do sábado e terminou na manhã de domingo.

Romaria da Penha reuniu cerca de 400 mil pessoas na capital paraibana (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)

Milhares de fiéis participaram da  Romaria de Nossa Senhora da Penha que começou no sábado (29) e  terminou no início da manhã deste domingo (30) em João Pessoa. De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, cerca de 400 mil pessoas percorreram os 14 quilômetros de caminhada. Em 2014 o tradicional evento católico está completando 251 anos.

O ponto de partida da romaria foi no bairro de Jaguaribe, onde ás 22h (horário local), a imagem de Nossa Senhora da Penha deixou a Igreja de Lourdes para se encontrar com uma multidão de fiéis. Antes do início do trajeto o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, saudou os participantes. “A Paraíba é uma terra de unidade. Que sejam todos bem vindos, de todos os lugares do Estado, porque o nosso povo dá uma grande demonstração de união nesta noite em que, sobretudo, celebramos a paz” disse.

Em seguida a imagem de Nossa Senhora percorreu o trajeto da romaria pelas avenidas João Machado, Pedro II, principal do bairro dos Bancários, Trevo de Mangabeira e pela pista de acesso à Praia da Penha até finalmente chegar à Praça Oswaldo Pessoa, onde fica o Santuário da Penha.  A caminhada contou com um total de 14 trios elétricos.

Patrimônio Cultural
No ano passado a Romaria de Nossa Senhora da Penha foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de João Pessoa . O reconhecimento foi proposto pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT).  Isso garante o comprometimento do poder público em proteger a manifestação religiosa.

A Romaria da Penha acontece anualmente no quinto final de semana antes do Natal, que para os católicos é a data em que se encerra o ano litúrgico. Os fiéis saem da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, e fazem um trajeto de 14 quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde é celebrada uma missa.

A devoção a Nossa Senhora da Penha começou em 1763, quando o português Sílvio Siqueira fez um apelo à mãe de Jesus. Ele, junto com a tripulação de sua embarcação, enfrentava uma grande tormenta no litoral paraibano, pediu para aportar com segurança. A graça foi alcançada e, em retribuição, ele ergueu uma capela onde desembarcou, a então Praia de Aratú, que depois viria a ser chamada de Praia da Penha.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Madonna desembarca no Rio para show histórico na Praia de Copacabana

Madonna desembarcou na manhã desta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro para o show que…

3 horas ago

VAI TER QUE DEVOLVER: Tribunal de Contas multa prefeito Emerson Panta em R$ 2 milhões

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (24),…

5 dias ago

Derrota para Lula que defende as drogas, Senado aprova PEC para criminalizar posse e porte de qualquer quantidade de drogas

Projeto foi aprovado em primeiro turno no Senado Federal por 53 a 9 O plenário…

2 semanas ago

PESQUISA: Nilvan dispara com 32,7%, contra Primo de Panta, o Jackson Alvino com 18,8%; Pedrito tem 10,9%

Nilvan Ferreira lidera a pesquisa, seguido de Jackson Alvino e Pedrito Gomes – Fotomontagem Pesquisa…

2 semanas ago

Sousa supera o Botafogo-PB nos pênaltis e conquista o Campeonato Paraibano

Sousa supera o Botafogo-PB nos pênaltis e conquista o Campeonato Paraibano Foto: Reprodução/TV Cabo Branco…

2 semanas ago

Médico é flagrado forçando ato libidinoso em paciente em UPA mas foge antes de polícia chegar

Um médico, de 37 anos, foi flagrado masturbando um paciente nessa sexta-feira (12) dentro da…

2 semanas ago