Categories: PARAÍBA

Repasse do FPM para municípios da Paraíba é insuficiente, diz Famup

Até novembro deste ano, a União repassou 1,77 bilhão para a Paraíba.
Municípios estão atrasando salários dos servidores e acumulando dívidas.

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é insuficiente e as despesas não estão acompanhando as receitas nas cidades da Paraíba. A declaração é do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes. Até novembro deste ano, a União repassou 1,77 bilhão para os municípios paraibanos. No mesmo período do ano passado, o repasse foi de 1,62 bilhão.

Apesar do aumento no repasse do FPM, Tota Guedes considera que o valor ainda é muito baixo. “Teve um aumento como todos os anos tem. É mais que natural, seria lamentável se não tivesse. Mas esse aumento foi insuficiente. As despesas são bem maiores que o crescimento no repasse”, disse.

Segundo o presidente da Famup, muitos municípios paraibanos estão atrasando o pagamento dos servidores, além de acumulando dívidas. “Fica muito difícil manter as máquinas administrativas das prefeituras funcionando com os recursos que estão vindo”, declarou.

Conquistas
Apesar de considerar insuficiente o repasse do FPM, Tota Guedes mencionou algumas conquistas do municipalismo. Em novembro, a Câmara Federal aprovou um aumento de 1% no repasse do FPM. O aumento será transferido para as prefeituras em duas parcelas, sendo a primeira em julho e a segunda em 2016. “Agora o prefeito tem a consciência de que todo mês de julho ele vai ter esse dinheiro a mais. Mas a luta continua”, disse.

Cálculo do FPM
Da arrecadação total do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), são descontados os valores das restituições e dos incentivos fiscais. Da receita líquida, 23,5% são destinados ao FPM, dos quais 1% será distribuído no primeiro decêndio de dezembro.

Conforme estabelece o Código Tributário Nacional, do valor total destinado ao FPM, 10,0% são distribuídos entre as capitais, 86,4% entre os demais municípios e o restante, 3,6%, são distribuídos entre os municípios do interior com mais de 156.216 habitantes. Como a base de cálculo do FPM é fixa, o Tesouro Nacional informou que não comenta esse tipo de crítica.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago