Categories: ENTRETENIMENTO

Morre em João Pessoa, artista plástico paraibano Hermano José

Artista plástico se mudou para João Pessoa no começo dos anos 1930.
Hermano José tinha 92 anos e estava internado em um hospital da capital.

Morreu por volta das 17h40 desta quinta-feira (21), em João Pessoa, o artista plástico e ativista cultural paraibano Hermano José. Hermano José tinha 92 anos e estava internado no Hospital Samaritano, no bairro da Torre e de acordo com a unidade de saúde apresentava problemas de pressão e comprometimento renal.

Apaixonado pela falésia do Cabo Branco, Hermano só deixou de pintá-la quando se mudou para o Rio (Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)

O velório do artista acontece na central de velórios e crematório Caminhos da Paz, das 8h às 16h, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Nascido na região do Brejo da Paraíba, no ano da Semana de Arte Moderna, o paraibano completou nove décadas de vida dedicadas à arte no dia 15 de julho de 2012. Hermano nasceu em Serraria, morou durante os primeiros anos da infância em Caiçara e se mudou para João Pessoa aos 11 anos. Sua paixão à primeira vista foi a barreira do Cabo Branco. Por isso, ele não parou de pintá-la até 1956, quando se mudou para o Rio de Janeiro.

No Rio, ele acolheu artistas pupilos que carregam seus ensinamentos, a exemplo dos conterrâneos Miguel dos Santos e Flavio Tavares. Viu o Museu de Arte Moderna (MAM) nascendo, em 1948, e se envolveu em um novo ofício: as gravuras em metal, por meio do qual conquistou o mundo. Uma dessas obras faz parte do acervo do Museu Metropolitano de Nova York, nos Estados Unidos.

Na sua trajetória, Hermano José representou as alamedas do Centro Histórico, o vesúvio das depressões naturais, o bucolismo dos engenhos, a mágica circense, entre tantos outros elementos. Militante da preservação ecológica do Cabo Branco, Hermano temia que os lugares explorados turisticamente, como a Praia do Jacaré, perdessem suas características naturais ao longo do tempo.

Nascido em Caiçara, Brejo da Paraíba, no ano da Semana de Arte Moderna, o artista se mudou para João Pessoa no começo dos anos 1930 (Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)

Fonte: G1 Paraíba

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

TRAGÉDIA: Garçom é suspeito de matar vereador e esfaquear mais duas pessoas em restaurante – VEJA O VÍDEO

Um garçom é suspeito de esfaquear três pessoas neste domingo (28) em um restaurante de Camocim, no…

4 dias ago

CORRUPÇÃO: Relatório da CGU aponta ministro de Lula como autor em desvio em obra

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou irregularidades na pavimentação de uma estrada financiada por emendas do então…

4 dias ago

Madonna desembarca no Rio para show histórico na Praia de Copacabana

Madonna desembarcou na manhã desta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro para o show que…

5 dias ago

VAI TER QUE DEVOLVER: Tribunal de Contas multa prefeito Emerson Panta em R$ 2 milhões

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (24),…

1 semana ago

Derrota para Lula que defende as drogas, Senado aprova PEC para criminalizar posse e porte de qualquer quantidade de drogas

Projeto foi aprovado em primeiro turno no Senado Federal por 53 a 9 O plenário…

2 semanas ago

PESQUISA: Nilvan dispara com 32,7%, contra Primo de Panta, o Jackson Alvino com 18,8%; Pedrito tem 10,9%

Nilvan Ferreira lidera a pesquisa, seguido de Jackson Alvino e Pedrito Gomes – Fotomontagem Pesquisa…

3 semanas ago