Categories: NOTÍCIAS

Polícia aponta três fatores como causa de acidente entre trem e ônibus

Foto: Walter Paparazzo G1 Paraíba

Três pessoas foram indiciadas por homicídio culposo e lesão corporal.

Detalhes da perícia e do inquérito foram apresentados nesta sexta-feira (6).

Pelo menos três fatores foram apontados pela Polícia Civil como sendo responsáveis por causar o acidente entre um trem e um ônibus que matou cinco pessoas no dia 29 de fevereiro, na passagem de nível de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

De acordo com o delegado seccional de Santa Rita, Everaldo Medeiros, a investigação concluiu que houve imprudência do motorista do ônibus em fechar o cruzamento com a via férrea, que o trem estava com a velocidade acima da média permitida e também havia desorganização e falta de segurança na via.

Os detalhes do inquérito e o resultado da perícia foram apresentados durante uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (6), na Central de Polícia Civil de João Pessoa.

Os dois maquinistas e o motorista do ônibus foram indiciados por homicídio culposo e lesão corporal, sendo que os maquinistas com base no código penal e o motorista no código de trânsito.

“Durante o procedimento investigativo, foram ouvidas 24 pessoas e vários ofícios foram expedidos, além de exames e perícias requisitados. Por meio deste trabalho investigativo e com base no trabalho técnico e pericial, a Polícia Civil conclui por indiciar estas pessoas”, diz.

As imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento, que flagraram o acidente, foi o ponto de partida para a investigação de como se deu a colisão.

A perícia foi feita pelos peritos oficiais criminais Lúcio Flávio Arruda e Robson Mamedes. No documento, os peritos apontam que o trem estava com mais de 40 km/h no momento do acidente, sendo que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamenta que a velocidade deve ser de 25 km/h em zona urbana e 15 km/h em uma passagem de nível.

De acordo com a perícia, o trem estava acima da velocidade permitida por causa de um problema no velocímetro, que impedia os maquinistas de saber em que velocidade trafegavam. Além do velocímetro inoperante, o trem também estava com os freios desgastados e esses problemas impediram que o veículo parasse a tempo de evitar a colisão.

Segundo o delegado, a responsabilidade do motorista se deve ao fato dele ter fechado o cruzamento e atuado imprudentemente na condução do veículo. “Ele deveria ter observado se no outro lado da via férrea teriam veículos parados. Ele visualizou e ainda assim fechou o cruzamento com imprudência”, disse Everaldo Medeiros
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o inquérito está praticamente concluído e deve ser encaminhado à Justiça na próxima semana.

O delegado explica que a polícia optou por não pedir a prisão dos indiciados, uma vez que não houveram motivos para este pedido. Por telefone, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que só vai se pronunciar acerca dos problemas no trem quando tiver acesso ao laudo pericial.

Do G1 Paraíba

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago