Categories: HI-TECH

Tá Bombando: Instagram ganha ‘modo história’, recurso que fez a fama do Snapchat

Rede social de fotos cria recurso para fotos e vídeos que ‘somem’ após 24h. Objetivo é permitir que usuários compartilhem conteúdo instantâneo.

Instagram ganha ‘modo história’, similar ao recurso do Snapchat. (Foto: Divulgação/Instagram)Chega de fotos fazendo biquinho e cheias de filtro. O Instagram lançou nesta terça-feira (2) um recurso para que os usuários publiquem “fotos e vídeos da vida real” e que se autodestroem

dentro de 24

Essas imagens serão reunidas no “modo história”, um novo campo de publicação que fica no topo do aplicativo. A liberação da ferramenta é mundial e ocorre a partir das 11h.

Se você pensou, “Espera aí. Isso é a cara do Snapchat”, não se enganou. Só que, para o Facebook, o hábito de publicar fotos e vídeos sem tratamento estético sobre cenas cotidianas é mais um “formato” disseminado em plataformas digitais e não uma marca do Snapchat. Da mesma forma que é o “feed de notícias” (o repositório de publicações do Facebook) e a hashtag (o símbolo da forquilha acompanhado de uma palavra para indicar o assunto do momento no Twitter).

Assim como o “feed” e as hashtags, nascidas no Facebook e Twitter, respectivamente, foram adotadas por ouras plataformas, chegou a vez do “modo história” ganhar espaço para além do Snapchat.

24 horas
No Instagram, as “histórias” poderão ser vídeos ou fotos, conter inscrições, emojis, desenhos e rabiscos manuscritos. Para criar uma delas, basta clicar no sinal de “mais”, posicionado também na extremidade superior esquerda do aplicativo.

As histórias dos contatos serão exibidas no topo da rede social. As cenas são mostradas uma após a outra como se fossem uma exibição de slides, com duração de três segundos. É possível avançar ou retroceder. Tudo isso dentro das 24 horas em que as apresentações perdurarem. Após esse período, elas somem.

É possível, no entanto, salvá-las na biblioteca de imagens do celular ou ainda publicá-las no “feed” do Instagram. Se esta for a opção, o usuário volta a contar com os recursos adicionais de edição, como os filtros, a possibilidade de criar uma descrição e a de compartilhar o conteúdo em outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

Sem ‘curtida’
Outra limitação do “modo história” do Instagram é a ausência da opção “curtir”. Também não é possível comentar. No lugar disso, porém, os usuários podem enviar mensagens diretas ao autor da publicação.

Para o Instagram, a nova opção de publicação é uma forma de permitir que os usuários mostrem outras imagens de seu dia, aquelas com que eles não querem perder muito tempo antes de publicar e que sejam mais naturais.

De quebra, a rede social ataca um dos principais trunfos do aplicativo sensação entre os jovens. Com isso, o Facebook apresenta ao Snapchat qual é o formato do jogo.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago