Categories: ESPORTE

Douglas Santos é primeiro medalhista de ouro da Paraíba

Douglas é lateral esquerdo titular da seleção masculina de futebol

Douglas Santos

Demorou 120 anos – desde quando as Olimpíadas modernas passaram a ser disputadas em 1896 na cidade de Atenas, na Grécia. Desde quando o Brasil mandou sua primeira delegação para uma Olimpíada, são 96 anos, e o fato aconteceu em Antuérpia, na Bélgica. Nesse período quase centenário de brasileiros disputando o maior evento esportivo do mundo, nenhum atleta nascido em solo paraibano havia conseguido o que Douglas Santos conseguiu: a medalha dourada.

E não poderia ter acontecido em palco melhor. No Rio de Janeiro, no maior templo do futebol mundial, o Maracanã. O pessoense crescido no bairro de Mangabeira sagrou-se medalhista de ouro no futebol masculino, como lateral-esquerdo titular da seleção olímpica. Na final, o Brasil superou o fantasma da Alemanha e conseguiu o título nos pênaltis, após um empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação.

A Paraíba já havia esbarrado na trave três vezes em Olimpíadas com medalhas de prata: com Mazinho no futebol masculino em Seul 88; com Zé Marco no vôlei de praia em Sidney 2000 e Hulk também pelo futebol masculino em Londres 2012.

Um “filho da Paraíba” também estava no elenco vencedor do futebol: Rafinha Alcântara, que nasceu em São Paulo, tem naturalidade espanhola e joga atualmente no Barcelona. Rafinha é filho do santa-ritense Mazinho, também medalhista olímpico.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

CHUVA DE GRANIZO NA PARAÍBA: Fenômeno raro surpreende moradores do interior

Moradores de cidades do interior da Paraíba registraram uma chuva de granizo na tarde desta…

2 meses ago

CARNAVAL COM REGRAS: Justiça regulamenta participação de crianças e adolescentes em eventos na Capital

A 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital publicou a Portaria nº 01/2026, que…

2 meses ago

POLÍCIA NAS RUAS: PF cumpre mandado contra crimes de exploração sexual infantojuvenil em Borborema

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a 38ª fase da Operação DISCOVERY,…

2 meses ago

VIRANDO À ESQUERDA? Encontro entre Julian Lemos e Gleisi Hoffmann gera polêmica nas redes

O ex-deputado federal pela Paraíba Julian Lemos (UB) voltou ao centro dos debates políticos após…

2 meses ago

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

8 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

9 meses ago