Categories: PARAÍBA

Incêndio no Pico do Jabre chega ao quarto dia e causa danos severos à fauna e à flora

Desde sexta-feira (16), bombeiros militares estão atuando diretamente no combate ao incêndio no Pico do Jabre, na cidade de Matureia, sertão da Paraíba. No sábado (17), militares do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) e do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM) foram enviados para o local, contando ainda com o apoio de 20 homens da prefeitura da cidade. Já são 120 pessoas para combater as chamas que começaram na sexta (16).

O incêndio que atinge o Pico do Jabre, na cidade de Matureia, continua agredindo a mata local. O foco ainda permanece grande, e nesta segunda-feira (19) o Corpo de Bombeiros reforçou o efetivo no combate  ao incêndio, somando 120 militares operando na extinção do incêndio em sistema de revezamento durante esses últimos quatro dias.

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) avalia que já se obteve um avanço significativo  no combate ao incêndio. Apesar do avanço, a operação segue sem previsão de término. Segundo o tenente coronel Saulo Alves, comandante do 4º BBM, “os danos são severos à fauna e à flora do local, aos animais e à mata virgem, que tem resquícios de mata atlântica”.

A área atingida é comumente procurada por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e agora professores e estudantes estão atuando no local de maneira voluntária, tentando colaborar capturando animais para salvá-los.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

CHUVA DE GRANIZO NA PARAÍBA: Fenômeno raro surpreende moradores do interior

Moradores de cidades do interior da Paraíba registraram uma chuva de granizo na tarde desta…

2 meses ago

CARNAVAL COM REGRAS: Justiça regulamenta participação de crianças e adolescentes em eventos na Capital

A 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital publicou a Portaria nº 01/2026, que…

2 meses ago

POLÍCIA NAS RUAS: PF cumpre mandado contra crimes de exploração sexual infantojuvenil em Borborema

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a 38ª fase da Operação DISCOVERY,…

2 meses ago

VIRANDO À ESQUERDA? Encontro entre Julian Lemos e Gleisi Hoffmann gera polêmica nas redes

O ex-deputado federal pela Paraíba Julian Lemos (UB) voltou ao centro dos debates políticos após…

2 meses ago

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

8 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

9 meses ago