Militares vão vasculhar penitenciárias para procurar armas, facas, celulares e outros pertences que são proibidos nas unidades
O governo federal autorizou nesta terça-feira (17) o uso das Forças Armadas no interior de presídios pelo país, diante da crise no sistema e de chacinas que já deixaram mais de cem mortos em vários estados. Eles vão fazer vistorias e revistas de presos, à procura de armas, facas, celulares e outros pertences proibidos no interior das carceragens.
Michel Temer se reuniu com a cúpula da inteligência, envolvendo 15 órgãos, seis ministros e comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O presidente e o Ministério da Justiça já vinham sendo pressionados pelos estados para o envio de homens da Força Nacional, mas efetivo foi considerado insuficiente.
Ficou decidido também que uma comissão será criada para reformar o sistema penitenciário do Brasil. Membros do Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil, farão parte.
Mortes em presídios já foram registrados, por exemplo, no Amazonas, em Roraima e no Rio Grande do Norte. Em entrevista à CBN, o governador do RN, Robinson Faria, classificou os episódios como ‘efeito dominó’ da guerra entre facções criminosas.
No entanto, ainda há uma questão legal a ser contornada: pela lei, homens das Forças Armadas não podem atuar no interior das unidades, apenas no entorno.
Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook, e Instagram.
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:
Telefone: (83) 98704-3401
WhatsApp: (83) 98704-3401
E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com
O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…
Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…
Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…
Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…
Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…
A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…