google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / CIDADES / João Pessoa tem pior nota em planejamento, avalia Tribunal

João Pessoa tem pior nota em planejamento, avalia Tribunal

A segunda pior nota de João Pessoa está no quesito fiscal. A capital obteve 0,56

pontos e recebeu a nota C+, que corresponde está em uma fase de adequação

Os índices do TCE analisam a capacidade administrativa das prefeituras. (Foto: Walla Santos)

A capital João Pessoa, administrada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), tem a pior nota em planejamento, de acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

Os índices do TCE analisam a capacidade administrativa das prefeituras. O indicador IEGM conta com dados de 2016 e mede a efetividade das politicas públicas nos 223 municípios da Paraíba. João Pessoa ficou com C, a pior nota no quesito planejamento tendo o índice de 0,29. A nota C, corresponde baixo nível de adequação da Prefeitura.

A segunda pior nota de João Pessoa está no quesito fiscal. A capital obteve 0,56 pontos e recebeu a nota C+, que corresponde está em uma fase de adequação. E a nota geral chegou a 0,64 pontos, recebendo a nota B.

De acordo com o auditor do TCE-PB responsável pelo levantamento do IEGM, Flávio Gondim, o índice serve para ordenar os municípios quanto ao que foi planejado e realizado em matéria de programas e ações. “Foram analisadas várias setores da gestão de cada prefeitura, como educação, saúde, planejamento, fiscal, ambiental, cidade e governança em TI”, afirmou o auditor.

Flávio Gondim explica que o índice analisa a qualidade das ações do governo, compara o resultado alcançado pelas metas com os recursos financeiros utilizados, verifica o percentual de alteração do planejamento inicial e compara a taxa de investimento estabelecida no planejamento inicial como o que foi efetivamente executado.

O presidente do TCE, André Carlos Torres informou o resultado do índice anual será apresentado aos prefeitos do Estado nesta sexta-feira (10). “Nesse evento serão ministrados temas relacionados ao planejamento e a gestão pública, em questões previdenciárias, auditorias operacionais. Também serão abordados temas sobre o Plano Plurianual e a Lei Orçamentaria Anual”, ressaltou.

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook, e Instagram.
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto: 

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

Paraíba tem quase 800 casos de síndrome respiratória aguda, aponta boletim da Saúde

A Paraíba tem 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: