Categories: BRASILNOTÍCIAS

MP do FGTS inativo é aprovada; saques estão liberados

Texto final também aumenta a remuneração das contas

Governo estuda alternativas caso a medida perca a validade
BRASÍLIA. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto original da medida provisória (MP) 763/16, que permite o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sem a carência de três anos exigida pela lei, beneficiando trabalhadores que pediram demissão até 31 de dezembro de 2015 ou que não tenham conseguido sacar os recursos da conta vinculada no caso de demissão por justa causa.

 

 

Os saques já vêm acontecendo desde o dia 10 de março. Mas, caso a MP não fosse aprovada até o próximo dia 1º, perderia a validade, o que impediria, em tese, as próximas retiradas.

 

O dia no Congresso nessa terça-feira (23) foi tumultuado, com bate-boca e gritos de “Fora, Temer” por membros da oposição. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou a segurança e colocou em votação a medida provisória. A escolha do tema foi cirúrgica: a MP é considerada a única que teria menos resistência da oposição.

 

A votação, entretanto, se arrastou por horas, e foi permeada por gritos e protestos. Seis partidos de oposição (PT, PDT, PCdoB, PSOL, Rede e PMB) obstruíram a votação da MP. “Quando estiver em votação o mérito, nós votaremos sim, para que os trabalhadores possam sacar esse dinheiro e utilizar da forma que achar melhor”, esclareceu o deputado Pepe Vargas (PT-RS).

 

Rentabilidade. A MP também aumenta a remuneração das contas do FGTS ao distribuir para os trabalhadores 50% do resultado obtido no exercício financeiro pelo uso dos recursos no financiamento de programas de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana. Depois da aprovação do texto principal, os deputados entraram noite adentro analisando os destaques apresentados. O primeiro deles, do PCdoB, pretende aprovar emenda do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) para destinar às contas do FGTS 100% do resultado obtido pelo uso dos recursos, em vez dos 50% originalmente previstos na MP.

 

Caixa

Balanço. A Caixa Econômica Federal já realizou três fases de saques de recursos das contas inativas do FGTS desde março. Foram contemplados 20,1 milhões de trabalhadores.

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto: 

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

4 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

7 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

7 meses ago