No duelo entre dois especialistas em jiu-jítsu Antônio Carlos de Sapato e Eric Spicely no UFC Rio 8, quem levou a melhor foi o brasileiro. O peso-médio não deu chances ao rival no jogo de chão e emplacou a terceira vitória seguida no torneio finalizando Spicely aos 3m49s do segundo round. Esta foi a oitava vitória de Antônio Cara de Sapato em 11 lutas. Já Eric Spicely sofreu apenas a segunda derrota em 12 lutas na carreira.4
– Eu sou cria do UFC, amo lutar por esse evento. Precisei das idas e vindas, e aprendi nas derrotas. Estou maduro o suficiente para enfrentar qualquer um da categoria. Pode vir qualquer um que eu estou pronto. Eu vi que o jogo de chão era o jogo dele. Ele tem umas chaves boas, mas eu nasci lutando jiu-jítsu. Isso aqui é a minha casa. Quem quiser tentar lutar no chão comigo vai ter problema. UFC, quero o vencedor entre Dan Kelly e Derek Brunson. Para mim seria ótimo – disse o brasileiro após a luta.
No segundo round, após uma pequena tentativa de troca de golpes no centro do octógono, Spicely tentou a derrubada, mas Cara de Sapato conseguiu inverter a posição e cair por cima, evitando as tentativas de chave de perna do americano e pegando as suas costas. Spicely se defendia, mas o brasileiro dominava a luta no chão. Aproveitando que o americano constantemente deixava as costas desprotegidas, o brasileiro mais uma vez dominou-o na posição e partiu para mais uma vez tentar o mata-leão. Com o cadeado fechado na cintura de Spicely, Cara de Sapato não desperdiçou a chance desta vez e obrigou o rival a desistir do combate, finalizando a luta.